MENU
PTEN
Trienal de Arquitectura de Lisboa

As parcerias que constroem Terra

Data
29 SET 2022 - 05 DEZ 2022
Local
Vários espaços na cidade
Edição
Equipa
Equipa Curatorial: Cristina Veríssimo, Diogo Burnay, Anastassia Smirnova, Jose Pablo Ambrosi & Loreta Castro Reguera, Pamela Prado & Pedro Ignacio Alonso, Tau Tavengwa & Vyjayanthi Rao.
Co-Produção
CCB/Garagem Sul, Culturgest, Fundação Calouste Gulbenkian, Fundação EDP/MAAT, Fundação Millennium bcp / MNAC - Museu Nacional de Arte Contemporânea

Ao longo de 15 anos, a Trienal de Lisboa tem contado com o apoio expressivo de organismos públicos e fundações privadas unidas por um sentido de missão na divulgação da cultura arquitectónica, essenciais para o sucesso da nossa programação. Desde a 1.ª edição em 2007 que beneficiamos do Alto Patrocínio de sua Excelência o Presidente da República Portuguesa, representado uma vez mais em 2022 pelo Professor Marcelo Rebelo de Sousa. Noutro quadrante, a par do financiamento por concurso da Direcção-Geral das Artes e do Ministério da Cultura, as parcerias estratégicas com a Câmara Municipal de Lisboa, Fundação EDP e Fundação Millennium bcp são também transversais a toda a nossa actividade.

Além destas cooperações consolidadas, a produção de um evento com a escala de cada nova edição da Trienal de Lisboa é uma tarefa exigente que implica um envolvimento colectivo redobrado. Neste contexto, a Associação de Turismo de Lisboa tem sido um aliado fundamental para levar fora de portas a reflexão proposta a cada três anos, apoiando a vinda a Lisboa de jornalistas europeus e críticos de arquitectura que representam meios de comunicação social generalistas e especializados. Em diferentes ocasiões, temos também colaborado com o FabLab Lisboa, um laboratório de fabricação digital, para o desenvolvimento de conteúdos expositivos. O hotel oficial em 2022 é o Açores do grupo Bensaude Hotels Collection, com vista privilegiada para a renovada Praça de Espanha.

Para Terra, a 6.ª edição, agregamos uma vasta rede de parcerias a quem reconhecemos o seu valioso contributo como componente-chave do renovado alcance desta edição. Com uma extensa lista de participantes das mais variadas nacionalidades, contamos igualmente com o envolvimento de instituições de renome orientadas para a promoção internacional do sector cultural: AC/E Acción Cultural Española, Institut Français du Portugal, Instituto Italiano di Cultura e a Holcim Foundation.

A nossa patrocinadora oficial este ano é a Vanguard Properties, que se destaca pelo compromisso com a sustentabilidade ambiental patente nos projectos que desenvolve, desde a optimização dos sistemas de rega à iluminação e tratamento de efluentes, entre muitos outros. Somamos também o patrocínio de três empresas que operam em sectores próximos à arquitectura e construção: a portuguesa JR Botas, que representa desde 1995 marcas internacionais de equipamento sanitário, mobiliário e portas interiores; a multinacional Saint-Gobain Placo, que concebe, fabrica e distribui materiais e soluções construtivas; e a ValorPneu, centrada em sistemas de gestão e processamento do fluxo de pneus usados.

Por fim, um leque ainda mais alargado de marcas associadas cederam-nos produtos ou serviços cruciais para a construção das cenografias das quatro exposições centrais: MPG, panoramah!, Multiplacas, WMT, Seveme, Hansgrohe e AXOR. É motivo de optimismo ver esta rede de empresas e instituições materializar-se numa valorização conjunta da cultura. Juntas, apoiam Terra, uma iniciativa centrada no futuro da ecologia em arquitectura que espera inspirar novos modelos de actuação e ajudar a divulgar a força criativa contemporânea.