MENU
PTEN
Trienal de Arquitectura de Lisboa

Lançamento da plataforma Biennale Pavilions para a sua 17.ª edição

Após um ano condicionado por uma pandemia, chega finalmente a 17.ª edição da Bienal de Arquitectura de Veneza com curadoria do arquitecto libanês Hashim Sarkis.

Neste contexto, as representações oficiais dos países e alguns agentes culturais participantes, como é o caso da Trienal de Arquitectura de Lisboa, juntaram esforços para providenciar uma programação não presencial, de onde surge a ideia de conceber uma plataforma digital para os visitantes experienciarem as múltiplas respostas à pergunta lançada pela curadoria geral How can we live together?

Assumindo um carácter verdadeiramente híbrido para esta 17.ª edição, a 13 de Maio de 2021 é lançado o portal biennalepavilions.com, que permite alargar o público do evento de arquitectura mais marcante da agenda cultural, inclusivamente a quem não se pode deslocar a La Sereníssima. Esta Bienal apresenta 115 respostas de todo o mundo, todas decorrentes de uma vontade colectiva de mudar o status quo, reunindo pessoas que enfrentam os mesmos problemas para participar de uma troca vital de ideias.

As actividades da Representação Oficial Portuguesa In Conflict, comissariada pela Direção-Geral das Artes, com curadoria do atelier depA e o curador-adjunto Miguel Santos, integra este calendário de eventos online numa plataforma aberta de programação. A Trienal de Lisboa marcou presença no grupo de trabalho que criou a plataforma, formada maioritariamente por comissários dos pavilhões nacionais, e apoia a sua divulgação de modo a fazer chegar a mais pessoas as inovadoras respostas ao repto lançado.