MENU
PTEN
Trienal de Arquitectura de Lisboa

O périplo de Terra pela Europa foi um sucesso

Data
29 JUN 2022 - 01 JUL 2022
Local
Fundación Giner de los Ríos e Floating University Berlin.
Participantes
Cristina Veríssimo, Santiago Cirugeda, Tinatin Gurgenidze, Gigi Shukakidze e Elena Markus.
Co-Produção
Fundación Giner de los Ríos e Bienal de Arquitectura de Tbilisi.

Em contagem decrescente para a 6.ª edição da Trienal, aproveitámos o verão de 2022 para uma tour internacional de apresentação de Terra em duas capitais europeias. Em Madrid, fomos calorosamente recebidos pela Fundação Francisco Giner de los Ríos, instituição centenária dedicada à pedagogia e ao ensino com quem partilhamos os valores da nossa missão de serviço público. Este encontro proporcionou a oportunidade de partilhar a visão da curadoria com vários parceiros locais que nos apoiaram na concretização do evento. Mantendo o compromisso com a difusão da cultura arquitectónica, a Acción Cultural Española esteve representada por Marta Rincón, coordenadora das artes visuais, arquitectura e design. Estiveram ainda presentes Ana Severino, conselheira de assuntos culturais da Embaixada de Portugal, Francisco Garrett Guimarães da AICEP, e Agustina Grant e Francisco Devia, respetivamente coordenadora de comunicação e conselheiro da Embaixada do Chile em Espanha.

A participação do irreverente arquitecto Santiago Cirugeda deu a conhecer um dos mais recentes projectos do seu atelier Recetas Urbanas no bairro informal de Cañada Real, nos arredores de Madrid. Com o envolvimento da comunidade local e de estudantes oriundos de treze países, esta intervenção actua na melhoria dos espaços colectivos de moradores e na criação de laços de pertença e atenuação de conflitos. A construção a custos controlados de um centro comunitário desmontável com a reutilização de materiais pôs em prática um modelo circular replicável que responde aos desafios de ecossistemas urbanos semelhantes em todo o mundo.

Apresentação de Terra, Fundación Giner de los Rios © Julio González (AC/E)

Em linha com a proposta curatorial de Terra, Cristina Veríssimo e Santiago Cirugeda confrontaram perspectivas em torno de estratégias de acção ambientalmente comprometidas, tema particularmente abordado em duas exposições centrais da Trienal 2022: Retroactivar, que apresenta intervenções auto-propostas em territórios informais, e Multiplicidade, que olha para processos em que a arquitectura e o design respondem às contingências contemporâneas do Sul Global, patentes respectivamente no MAAT e no MNAC.

O evento reuniu estudantes, profissionais e outros agentes culturais do contexto madrileno que operam em arquitectura, design e arte. A audiência incluiu ainda a direcção da Fundação Fernando Higueras, a coordenação do Open House Madrid e o atelier Práctica que participa no programa de Terra com o Projecto Independente Rio Somes. 

A segunda paragem da promoção internacional levou a Trienal a Berlim. A sessão aliou a apresentação de Terra a um debate aberto com um painel que juntou dois festivais de grande escala – a Bienal de Tbilisi e a Trienal de Lisboa – com moderação da arquitecta e investigadora Elena Markus. Meia centena de pessoas encheram o campus informal da Floating University para discutir o papel destes eventos enquanto catalisadores de mudança. 

O evento na capital alemã está inserido no New Temporality, um programa a três anos apoiado pela Comissão Europeia. Organizado por um consórcio de oito instituições culturais entre as quais a Trienal de Lisboa, pretende promover o envolvimento da sociedade no pensamento e construção de espaços temporais. No rescaldo deste arranque, o consórcio reuniu-se durante três dias para planear acções futuras a ocorrer nas cidades de cada membro, de Lisboa a Podgorica ou Tirana.

Foi com muito agrado que comprovámos a receptividade do público internacional aos temas de Terra. A toda a gente que participou, queremos agradecer o envolvimento no programa da Trienal 2022 e esperamos poder continuar a estreitar os laços de cooperação internacional em edições futuras. 

Ouça a curadoria geral a falar do ecossistema imaginado para Terra.

Reveja alguns momentos da Tour aqui.