MENU
PTEN
Trienal de Arquitectura de Lisboa

Trienal e Universidade Católica criam parceria de cooperação

Website
Co-Produção
Universidade Católica Portuguesa
Informação adicional
Summer School: 28 de Junho – 3 Julho, 2021

Chamada a propostas: 11 Janeiro a 21 Fevereiro, 2021
Envio de propostas: lxsummerschool [​at​] gmail.com

A associação cultural Trienal de Arquitectura de Lisboa e a Universidade Católica Portuguesa estabeleceram um protocolo de cooperação para 2021 no âmbito do The Lisbon Consortium e do 4Cs: from Conflict to Conviviality through Creativity and Culture, como programa internacional do MA e do PhD em Estudos de Cultura.

Oficializada em Janeiro de 2021, a parceria pretende acolher estágios de alunos de licenciatura e de mestrado em Estudos de Cultura e Marketing & Comunicação, oferecendo aos educandos a possibilidade de contactar directamente com uma instituição cultural que tem um percurso consolidado com mais de treze anos de actividade regular. Deste modo, a Trienal junta-se ao corpo de doze instituições e fundações nacionais desta rede de cooperação, nomeadamente a Fundação Calouste Gulbenkian, Cinemateca Portuguesa, Museu Nacional do Teatro e da Dança, Culturgest, Fundação Oriente, Centro Nacional de Cultura, Oceanário de Lisboa, Parques de Sintra-Monte da Lua, Fundação EDP, Fundação Millennium bcp, Fundação Amélia de Mello e Câmara Municipal de Lisboa.

O acolhimento de estágios curriculares e extracurriculares na Trienal tem duração variável e pretende acrescentar experiência prática aos conhecimentos adquiridos, para preparar os estudantes para o mercado de trabalho, o que representa uma mais-valia, assumida pelos próprios, ao nível dos contactos e experiência no mundo das artes.

Paralelamente, este protocolo contempla receber no Palácio Sinel de Cordes, em Junho de 2021, a sessão de encerramento da 11.ª edição da Summer School do The Lisbon Consortium, com uma conferência e um jantar comemorativo. O Summer School representa a actividade final do 4Cs enquanto projecto de cooperação europeu co-financiado pela Europa Criativa. Entre 11 de Janeiro e 21 de Fevereiro de 2021 decorre o convite a propostas sobre o tema Convivial Cultures. Este call é orientado para estudantes de doutoramento e investigadores em pós-graduação.
Ver regulamento.

Painel de azulejos que retrata pessoas numa mesa posta com tons azuis.

Painel de azulejos, Por ser a terra muito calmosa, 2020, por Rouzbeh Akhbari,

Liderado pela Universidade Católica Portuguesa, o 4Cs agrega outras sete instituições internacionais de renome - Tensta Konsthall, Royal College of Art, ENSAD, Vilnius Arts Academy, SAVVY, Museu de Arte Contemporânea de Roskilde e Fundació Antoni Tàpies.

O mestrado em Estudos de Cultura da Católica (Faculdade de Ciências Humanas) é considerado pelo ranking Eduniversal como o 4.º melhor programa dentro dos mestrados em Gestão Cultural e Indústrias Criativas. Maioritariamente destinado a estudantes das Ciências Humanas e Sociais, este mestrado visa disseminar o campo multidisciplinar dos estudos culturais, bem como fomentar uma discussão estruturada dos fenómenos culturais.

Para a Trienal de Lisboa é vital investir de forma contínua no estreitamento de relações com diferentes áreas de ensino universitário, tanto a nível nacional como internacional. O Concurso Universidades Trienal de Lisboa Millennium bcp, que se estreou na 1.ª edição do fórum internacional de arquitectura que nos dá nome, é um exemplo emblemático desta proximidade.