Com apresentação de Eames Demetrios (Neto de Charles e Ray Eames, Director de Eames Office) e Eric Schuldenfrei (ESKYIU, Autor de The Films of Charles and Ray Eames: A Universal Sense of Expectation; Routledge, 2014). 110’
O ciclo Os Filmes de Charles e Ray Eames, composto por duas sessões, consiste numa oportunidade única para ver e debater algumas das mais singulares e influentes experiências dos Eames com as imagens em movimento — medium que o duo explorou como parte integrante do seu processo de design, usando-o não só como veículo para transmitir uma mensagem, mas também como ferramenta para a descoberta e desenvolvimento de novas ideias. “Fazer o melhor, para a maioria, por menos” é um dos lemas mais famosos de Charles e Ray, que ainda hoje permanece incrivelmente pertinente, tornando esta viagem através dos seus filmes uma experiência imprescindível para trazer a filosofia dos Eames sobre design e arquitectura perante um olhar actual.
A primeira sessão, às 19h00, consiste na projecção de alguns dos seus filmes mais emblemáticos, alguns deles raramente vistos, realizados entre as décadas de 1950 e 1970, e cujas temáticas variam desde as investigações dos Eames em torno da comunicação visual, aos seus estudos poéticos sobre rituais do quotidiano, às diversas comissões para grandes clientes corporativos, e às mais inventivas explorações e ilustrações da então florescente “Idade da Informação”.
A segunda sessão, às 21h00, desenrolar-se-á em torno de uma conversa visual entre Eames Demetrios (neto de Charles e Ray Eames, Director de Eames Office) e Eric Schuldenfrei (autor de The Films of Charles and Ray Eames: A Universal Sense of Expectation; Routledge, 2014), com moderação de Justin Jaeckle, em torno dos filmes, filosofia e imaginário de Charles e Ray Eames.
Ilustrada por imagens e excertos de filmes, a conversa irá sobretudo explorar o uso pioneiro do filme no trabalho dos Eames como um meio para gerar e transmitir conhecimento, colocando em evidência a constante experimentação do duo com as possibilidades formais e sociais do cinema. A conversa poderá passar ainda por tópicos como o aproveitamento que os Eames fizeram dos media para promover as usas próprias visões sobre o habitar, a relação do casal com Hollywood e com a política, e a sua missão de vida para incentivar a capacidade criativa e cívica de cada indivíduo.
Com curadoria de Justin Jaeckle com Alexandra Areia, Os Filmes de Charles e Ray Eames resulta de uma colaboração entre Arquiteturas Film Festival, Cinemateca Portuguesa e MAAT – Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia. Este ciclo é parte integrante do Arquiteturas Film Festival 2016 e do programa paralelo da exposição do MAAT, The World of Charles and Ray Eames.
A conversa será realizada em inglês. Os filmes serão projectados em inglês com legendas em português, a partir de novas digitalizações dos filmes originais, algumas delas criadas especialmente para este ciclo, cortesia de Library of Congress e Eames Office.
A realização deste ciclo não teria sido possível sem o apoio fundamental da Cinemateca Portuguesa, Library of Congress, Eames Office, e do patrocínio da FAMO Working Together – Office Furniture Solutions.