5 Out – 12 Dez 2016
Trienal de Arquitectura de Lisboa / 5 Out – 11 Dez 2016
5.10 – 11.12 2016

2016 Ennials – Form

dsc_5722_rute_figueiredo_ed

Nos últimos anos as –ennials tornaram-se espaços relevantes de afirmação de novas identidades, tendências e posições que introduzem uma série de ideias e concepções estratégicas sobre como a arquitectura “é” ou “deverá ser”.
Partindo de origens conceptuais e geográficas diversas, curadores, arquitectos, críticos e decisores políticos têm vindo a redefinir, periodicamente, as formas de apresentar e olhar para a arquitectura, adquirindo uma influência sem precedentes na prática e pensamento arquitectónico.
Os argumentos de cada evento têm sido permanentemente relacionados com escolhas e visões do mundo específicas. Por mais diversas que sejam, partilham um dilema: o que permanece da ideia de arquitectura neste tipo de fenómeno periódico?
Se, por um lado, as -ennials têm sido criticadas como meras colecções de discursos fragmentados, por outro lado é na acção destes eventos regulares que a identidade da arquitectura tem sido revista, experimentando novos pontos referenciais para uma, sempre presente, discussão sobre configuração arquitectónica.
Dentro deste âmbito, o terceiro e final debate 2016-ennials pretende olhar para além das exposições de arquitectura, posicionando o curador no centro da discussão como o agente chave para interferir, modificar e ajustar ideias e discursos, e para legitimar novas convenções e identidades.
Para esse efeito convidamos André Tavares que, juntamente com Diogo Seixas Lopes, tomou a “forma” como a linguagem comum numa conversa colectiva; Beatriz Colomina e Mark Wigley que juntos trabalham na presença do “design” na acção humana; e After Belonging Agency que definem a arquitectura a partir da ideia de “belonging”. Juntos, dão significado a cada abordagem e compreensão singular sobre as razões pelas quais a arquitectura tem a sua própria narrativa.

Com:
André Tavares (Curador Geral, com Diogo Seixas Lopes, da Trienal de Arquitectura de Lisboa)
Beatriz Colomina & Mark Wigley (Curadores Gerais, Bienal de Design de Istambul)
Marina Otero Verzier (Curador Geral, com the After Belonging Agency, Trienal de Arquitectura de Oslo)

Horário

11.12.2016
20:00

Curador

Léa-Catherine Szacka
Rute Figueiredo

Com

André Tavares, Beatriz Colomina & Mark Wigley, Marina Otero

Local

Teatro Nacional D. Maria II

Praça Dom Pedro IV,
1100-201 Lisboa

Ver no Programa


Entrada Livre

Share on FacebookTweet about this on TwitterEmail to someone