Sines: Logística à Beira-Mar é uma exposição sobre a relação entre a cidade e a componente industrial e logística de Sines.
Como pode a arquitectura intervir na mecânica produtiva das infra-estruturas logísticas? Como pensar em usos partilhados e nos espaços de fronteira entre cidade e linha de costa, num contexto dominado por infra-estruturas de grande porte?
A partir destas questões colocámos o exercício no limite entre a transformação poética e a experiência política, a partir de quatro tópicos complementares: Escala – a importância da escala na estratégia da intervenção; Limites – a espessura da linha de costa, artifício e mutações naturais; Produção – formas de habitabilidade complexas e integradas; Tempo – absorver o passado e integrar o futuro incerto.
A exposição corresponde a um momento de reunião dos trabalhos académicos desenvolvidos por estudantes e professores de 14 cursos de arquitectura e de arquitectura paisagista, no âmbito do Concurso Prémio Universidades Trienal de Lisboa Millennium bcp. O conjunto de 20 trabalhos seleccionados pretende-se representativo quer das escolhas e das metodologias pedagógicas, como dos interesses e posicionamento do ensino da arquitectura em Portugal.
As peças da exposição – maquetas, desenhos e vídeos – são apresentadas em três secções segundo uma estrutura de visita flexível através das salas do Palácio Sinel de Cordes.