5 Out – 12 Dez 2016
Trienal de Arquitectura de Lisboa / 5 Out – 11 Dez 2016
5.10 – 11.12 2016

Outra Lisboa – Rato – Amoreiras – Campolide

amoreiras

Seguindo o Aqueduto desde a Praça das Amoreiras onde tem fim a visibilidade desta estrutura, podíamos pensar que tão depresssa estamos centrais e urbanos como passamos a estar periféricos ou rurais… Neste percurso vamos concretizar melhor esta hibridez urbana e questionar tanto os conceitos de centro e periferia como os de cidade e campo.
O Aqueduto será o fio de Ariadne de uma nova perspectiva sobre a construção do espaço urbano que debaterá as várias construções de cidade moderna. Através da observação de projectos tão diferentes quanto o próprio Aqueduto, o projecto iluminista pombalino, a auto-estrada A5 e o viaduto Duarte Pacheco, as Torres das Amoreiras e a infra-estruturação do Vale de Alcântara.
Vamos dar a conhecer não só a vista aérea do Aqueduto que podemos ter sobre o Vale de Alcântara, desde a Ponte 25 de Abril a Odivelas, mas igualmente a coexistência da estrutura e espaços que pertencem ao perfil industrial construído desde o plano pombalino do séc. XVIII na área das Amoreiras e Campolide e a sua contemporaneidade Arquitectónica, Urbanística de lugar de serviços e habitação.

As visitas são gratuitas.
Reservas: outralisboa@gmail.com ou +351 92 713 62 91
Outra Lisboa

Horário

12.11.2016
10:30

Com

Jorge Firmino Nunes

Ver no Programa


Share on FacebookTweet about this on TwitterEmail to someone