Os poderosos processos de urbanização que ganharam forma durante o século XX concederam aos arquitectos material para construírem abordagens ideológicas tomadas directamente da cidade e da sua acelerada transformação.
A exposição O Mundo nos Nossos Olhos incide sobre o espaço urbano e o título pode ser interpretado a vários níveis. Os curadores deste núcleo são Fabrizio Gallanti e Francisca Insulza que, em 2003, fundaram o FIG Projects como uma plataforma que promove iniciativas interdisciplinares e explora as fronteiras entre arquitectura, investigação urbana e artes visuais.
Para esta exposição, a dupla promove o debate entre formas de descrição e análise da condição urbana e territorial, no presente e no passado, e incide sobre dois aspectos desse olhar. O primeiro, faz uma retrospectiva de inquéritos recentes a várias realidades urbanas, comparando metodologias e resultados; e o segundo, concentra-se em cartografia e representações de fenómenos urbanos. Baseados em descrição e análise, seguem dois objectivos: um, a operar dentro da arquitectura, procura informar o processo de projecto, enquanto o segundo procura ramificar para fora da disciplina e aspira a trazer outros públicos para a compreensão da cidade.
Convocando uma extensa lista de participantes, com projectos oriundos de vários pontos do globo, a exposição irá sublinhar transformações na morfologia urbana e os modos de olhar essas mudanças.