Crescer com o voluntariado cultural
A Câmara Municipal de Almada convidou o Serviço Educativo da Trienal para apresentar o trabalho desenvolvido com o voluntariado Open House Lisboa, que reúne anualmente uma equipa multigeracional de mais de 300 pessoas. O desafio materializou-se no lançamento do Banco Local de Voluntariado, realizado no sábado, 2 de Abril, às 14h30, no Museu de Almada - edifício que integra o roteiro de espaços a visitar na 11.ª edição do Open House (14 e 15 de Maio). A Trienal fez-se representar por Joana Martins, coordenadora deste programa e colaboradora da associação desde 2017.
Abraçamos o voluntariado cultural pelas imensas mais-valias que traz a quem o pratica, desde a construção de um currículo profissional com uma vertente humanista valiosa até ao crescimento pessoal fruto das competências adquiridas no trabalho em equipa e na interacção com participantes.
O programa de voluntariado cultural do Open House integra sessões de formação geral (este ano no belíssimo cenário do Teatro Thalia) e específicas, com pré-visitas aos espaços em que cada pessoa é responsável, a par de um acompanhamento durante todo o fim-de-semana pela tutoria e coordenação de zona geográfica. O evento culmina com uma festa de encerramento para quem esteve envolvido no imenso exercício de logística que representa a abertura em simultâneo de quase 70 espaços privados e públicos com especificidades de acesso ou segurança.
Para além do voluntariado mais evidente de estudantes de arquitectura, é extremamente gratificante ver pessoas de diversas áreas e de todas as idades a criar laços de amizade que perduram para além do evento. É com grande satisfação que vemos muitas pessoas a quererem repetir a experiência após a primeira participação, aproveitando o crescimento para assumirem mais responsabilidades.
Passeio urbano "Elogio da Deriva" © Egle Duleckyte
Este é o único evento em que a Trienal promove o voluntariado em grande escala, à semelhança das 50 cidades pelo mundo fora onde o Open House acontece, dando oportunidade de conhecer práticas e abordagens através de um diálogo próximo com inúmeras autorias e áreas de formação. Experiências como esta permitem ganhar maior desenvoltura para lidar com imprevistos, proactividade e determinação. O mercado de trabalho é cada vez mais competitivo, pelo que qualquer experiência em voluntariado cultural tem um grande peso e pode ser decisiva para futuras oportunidades profissionais.