MENU
PTEN
Trienal de Arquitectura de Lisboa

Trienais

A cada três anos, a Trienal de Lisboa realiza um grande fórum de debate, reflexão e divulgação que cruza fronteiras disciplinares e geográficas.

A primeira Trienal teve lugar em 2007, sob o tema Vazios Urbanos. O comissário José Mateus trabalhou com uma equipa de 23 curadores nacionais e internacionais, que apresentaram quatro pólos de exposições, uma conferência internacional, um lounge e cinco concursos. 

Em 2010, Falemos de Casas, a sua segunda edição, consolidou a presença da Trienal no circuito dos eventos culturais dedicados à arquitectura. Comissariada por Delfim Sardo, o programa desta Trienal incluiu quatro exposições, uma conferência internacional e quatro concursos. 

Com a sua terceira edição, Close, Closer, em 2013, a Trienal conquistou uma sólida projecção e reconhecimento internacionais. A curadora geral Beatrice Galilee e os curadores José Esparza, Mariana Pestana e Liam Young programaram exposições, conferências, palestras e projectos associados. Idealizada pelos curadores André Tavares e Diogo Seixas Lopes, a quarta edição da Trienal, The Form of Form, em 2016, incluiu quatro exposições, um ciclo de Talks, sete Satélites, três prémios, duas conferências, 12 projectos associados, quatro publicações e um conjunto de Sidekicks. 

Em 2019, entre 3 de Outubro e 2 de Dezembro, A Poética da Razão recebeu mais de 92 mil visitantes. Resultado de um open call, a equipa curatorial comandada por Éric Lapierre, foi composta também por Sébastien Marot, as duplas Mariabruna Fabrizi e Fosco Lucarelli, Ambra Fabi e Giovanni Piovene e Laurent Esmilaire e Tristan Chadney. Cinco exposições nucleares, dez projectos associados, conferências e três prémios foram a base desta quinta edição que tudo fez por desvendar a razão na arquitectura ao público geral. 

Parceiros Estratégicos

CMLFundação EDP

Estrutura financiada por

República PortuguesaDireção Geral das Artes

Members

Future Architecture Platform