MENU
PTEN
Trienal de Arquitectura de Lisboa

Trienal recebe financiamento da Fundação Graham

Data
03 OUT 2019 - 02 DEZ 2019
Edição
Participantes
Éric Lapierre, Sébastien Marot, Ambra Fabi, Giovanni Piovene, Mariabruna Fabrizi, Fosco Lucarelli, assistidos por Laurent Esmilaire e Tristan Chadney.
Co-Produção
Pela segunda vez a Trienal de Lisboa recebe um apoio da fundação americana Graham para realizar uma das exposições que integram a Trienal 2019. A Fundação Graham apoia “Economia de Meios”, exposição comissariada pelo curador-geral Éric Lapierre que ocupará o espaço do MAAT, e irá inaugurar em Outubro de 2019. A 5ª edição da Trienal de Arquitectura de Lisboa é regida pelo tema “A Poética da Razão”.

“Economia de Meios” investiga o que faz desta categoria ao mesmo tempo uma marca e uma pré-condição para uma arquitectura racional. Recolhendo um grande número de exemplos históricos e contemporâneos, esta exposição propõe uma tipologia dos efeitos da economia de meios até aos nossos dias, questionando os que podem ser explorados hoje.        



Este foi um dos 53 projectos galardoados com financiamento, de um total de mais 200 propostas. Os projectos apoiam “ideias originais que promovem o entendimento do que nos rodeia”. As organizações galardoadas vêm de cidades como Bogotá, Istanbul, Joanesburgo, Londres, Cidade do México, Montreal, Los Angeles, Nova Iorque, Portland, São Francisco ou Chicago, onde é a sede da Fundação Graham.  



Em 2016, as publicações da Trienal, The Form of Form, receberam o apoio da fundação americana, que financia projectos inovadores dirigidos por arquitectos, artistas, curadores, cineastas, historiadores ou editores conceituados e emergentes.   

Mais informação aqui