Escola de Verão da Austrália volta ao Palácio
Com direcção do atelier Aurora Arquitectos e coordenação de Kirill de Lancastre Jedenov e Sérgio Antunes, a escola de Verão desenvolve-se através da imersão numa exploração da capital portuguesa com vinte e quatro estudantes do terceiro ao quinto ano do curso de arquitectura.
Sob o mote “Um edifício não é um ato isolado”, o atelier deseja explorar os meios de leitura do lugar e a forma como esta já é uma ferramenta transformadora, e não apenas uma parte do protocolo de realização de um projeto. O desafio é interpretar, quebrar, copiar, distorcer e até ironizar esses elementos brutos, para que sejam devolvidos sob formas mais inesperadas.
A formação abrange visitas de campo, conversas, troca de ideias, sessões de trabalho e apresentações e desafios no contexto específico de Lisboa. A cada semana, um exercício vai desafiar a aprendizagem adquirida, desde a desconstrução dos elementos de uma fachada lisboeta, à proposta de intervenção em determinado edifício ou uma ida à praia Ribeiro do Cavalo para um intervenção com guarda-sóis e pára-ventos.
Para além disso, há apresentações de profissionais nacionais: Lucinda Correia com o projecto Efabula, Pedro Oliveira do PLCO Arquitecto e vindo do Sul, o Corpo Atelier.
A University of Western Australia (UWA) foi fundada em 1911 como a primeira universidade do Estado. Com um século de vida, conta com quatro faculdades que albergam diversas instituições e centros de investigação.