MENU
PTEN
Trienal de Arquitectura de Lisboa

A 5ª edição da Trienal vai ter curadoria de uma equipa liderada por Éric Lapierre

Data
03 OUT 2019 - 02 DEZ 2019
Edição
Participantes
Éric Lapierre, Sébastien Marot, Ambra Fabi, Giovanni Piovene, Mariabruna Fabrizi, Fosco Lucarelli, Laurent Esmilaire e Tristan Chadney.
Website
Co-Produção

Uma equipa liderada por Éric Lapierre, arquitecto e teórico de arquitectura baseado em Paris, foi nomeada para a curadoria da quinta edição da Trienal de Arquitectura de Lisboa, a realizar de Outubro a Dezembro de 2019. A equipa, que lecciona o curso Architecture & Experience na escola de arquitectura de Marne-la-Vallée (Paris), é composta pelo filósofo Sébastien Marot e por um grupo de profissionais da prática e da teoria altamente qualificados: Ambra Fabi, Giovanni Piovene, Mariabruna Fabrizi, Fosco Lucarelli, assistidos por Laurent Esmilaire, Tristan Chadney e Vasco Pinelo de Melo como consultor.

 

Breve introdução à linha curatorial 

A arquitectura contemporânea parece dividida entre edifícios icónicos que pretendem ser monumentos, esquecendo as suas ligações à história e às questões teóricas sobre as quais a disciplina se tem apoiado ao longo de séculos, por um lado, e edifícios repletos de referências históricas as quais são consideradas como um reservatório quase infinito de formas prontas para serem misturadas, independentemente de sua condição visual e de significado, por outro. 

A fim de tentar superar esses típicos becos sem saída da arquitectura da pós-verdade, a proposta para 2019 deseja afirmar que a arquitectura de excelência sempre foi baseada numa determinada racionalidade. Essa racionalidade é o que permite que os edifícios comuniquem significados claros, assim como obscuros, mas sempre compreensíveis, através da poética da arquitectura. A quinta edição da Trienal pretende definir a especificidade da racionalidade arquitectónica para continuar a criar arquitectura relevante vinculada ao passado, sem nostalgia ou citações literais, ligada a esse eterno  núcleo de teoria arquitectónica que requer permanentemente atualização e modificação para permanecer o mesmo.

 

Sobre o Curador-Geral

Éric Lapierre é arquitecto e teórico de arquitectura. Fundador e director da Éric Lapierre Experience (ELEx) sedeada em Paris, Lapierre divide a sua actividade entre a área de projecto e o ensaio crítico. 

Reconhecidos a nível nacional e internacional, as obras da ELEx têm sido amplamente premiadas e referidas em publicações. Estes edifícios visam manter a arquitectura como um meio cultural sofisticado na condição comum da contemporaneidade.

 

Sobre a Trienal de Arquitectura de Lisboa 

A edição passada The Form of Form foi um enorme sucesso, excedendo as nossas melhores expectativas. Contou com a participação de 178 autores oriundos de 38 países, através de um programa de 121 eventos que recebeu cerca de 155.000 visitas e foi amplamente elogiado pela crítica. 

É também um grande motivo de satisfação, a renovação de parcerias com a Câmara Municipal de Lisboa, a Fundação EDP, a Fundação Millennium bcp e o Ministério da Cultura - Direcção Geral das Artes que mantêm o seu apoio à Trienal, posicionando Lisboa como um dos principais destinos culturais.

 

O Call a propostas curatoriais para a edição de 2019

Lançado em Novembro de 2016, foram recebidas 48 propostas envolvendo 155 participantes de dezasseis países. O júri foi composto pelos membros da Direcção da Trienal e André Tavares (Curador-Geral de The Form of Form, juntamente com Diogo Seixas Lopes).