MENU
PTEN
Trienal de Arquitectura de Lisboa

Exposição da Trienal 2019 viaja de Lisboa a Lyon

O Archipel Centro Cultural Urbano de Lyon, dedicado à cidade e à arquitectura contemporânea, acolhe Agricultura e Arquitectura: Do Lado do Campo, inaugurada no âmbito do programa central da Trienal de Lisboa 2019, A Poética da Razão. A exposição com curadoria de Sébastien Marot é exibida de 2 de Junho a 21 de Agosto de 2022 na Orangerie do Parque da Tête d’Or, um dos principais espaços verdes urbanos de França, estendido ao longo do rio Rhône, na margem oposta à Vieux Lyon.

Agricultura e Arquitectura explora as relações entre estas duas práticas complementares de domesticação que começaram a crescer juntas na Revolução Neolítica, mas que foram separadas nos tempos modernos. Em resposta ao actual contexto de consciência ambiental, Sébastien Marot, investigador e professor de História Ambiental, convida a repensar o futuro desses dois campos através de uma visão retrospectiva sobre a sua conjunção fundamental, e a questionar a racionalidade do design. Se olharmos para os desafios que se avizinham, o processo de urbanização do mundo que parece inevitável pode tornar-se ao mesmo tempo impossível, explica o curador na visita guiada.

Estas reflexões vitais têm atraído a atenção de um público variado, incluindo profissionais da arquitectura, urbanismo e investigação, bem como visitantes mais jovens de escolas de diferentes níveis. The Avery Review descreveu a experiência como “um receptáculo de conhecimento sagrado, no qual o visitante explora histórias existentes em busca de novos significados e mensagens codificadas”. Organizada para a Trienal de Lisboa 2019 em co-produção com o CCB – Garagem Sul, a exposição ilustrada por Gaëtan Amossé foi acompanhada por uma série de debates e workshops, para além de uma publicação. Foi também exibida na galeria Archizoom, integrada na Escola Politécnica Federal de Lausanne (EPFL), que participou no processo de investigação.

A viagem de Agricultura e Arquitectura ainda não terminou.