A nova temporada do programa europeu de arquitectura lançado em directo
A Future Architecture Platform, com o apoio do programa Creative Europe, envolve organizações de arquitectura de todo o continente e faz a ligação entre as suas actividades de apoio às ideias de emergentes em várias disciplinas que enfrentam os desafios mais prementes da arquitectura.
O Creative Exchange 2021 é um dos primeiros grandes eventos dedicados ao debate sobre o Novo Bauhaus Europeu, anunciado em Setembro pela presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen. Neste encontro europeu com todas as partes envolvidas no futuro da arquitectura, que decorre online este ano sob o título Landscapes of Care, quem participa pode ouvir Xavier Troussard, responsável pelo Novo Bauhaus Europeu no Centro Comum de Investigação da Comissão Europeia. A principal convidada do evento é Amica Dall, formada em literatura e antropologia inglesa e uma das quinze fundadoras do colectivo não hierárquico multidisciplinar londrino Assemble, que produz arquitectura, arte, design urbano e investigação - e ao fazê-lo concentra-se nos processos sociais e materiais do desenvolvimento urbano. Ela é acompanhada por Marie-Louise Richards, arquitecta, conferencista e investigadora do Royal Institute of Art de Estocolmo.
O núcleo do Creative Exchange consiste em nove conversas com vinte e sete jovens artistas e especialistas de várias disciplinas que responderam ao call anual à apresentação de ideias, a ferramenta da plataforma para encorajar emergentes a apresentarem as suas ideias arquitectónicas inovadoras a uma ampla gama de decisores e partes interessadas e a quinze personalidades da curadoria, direcção e gestão de programação que organizam eventos no European Architecture Program 2021. As conversas incluem participantes que abordam temas como o espaço público, paisagem, edifícios, revisitar histórias, transdisciplinaridade, mudanças de paradigma, feminismo na arquitectura, descolonização e novas políticas.
Na sessão de encerramento a 5 de Março, seis apresentadores discutem as tendências da arquitectura hoje e a importância de novas plataformas profissionais. A discussão, moderada por James Taylor Foster e Matevž Čelik, conta com Merve Bedir, Paolo Patelli, Maite Borjabad, Johnny Leya e Armina Pilav.
Manuel Henriques, Director Executivo da Trienal de Lisboa, participa nas live discussions do Creative Exchange como moderador na Revisiting Histories Session, dia 4 de Março às 14:00 CET (13:00 GMT). A Trienal também selecciona aqui duas ideias emergentes para desenvolver a exposição Revisiting Future Architecture Collections, a realizar no Palácio Sinel de Cordes no último trimestre de 2021.
Matevž Čelik, director de programação da plataforma, enfatiza: “Como uma das principais iniciativas europeias para a cultura e a arquitectura, a Future Architecture está activamente envolvida na formação de ideias e na construção de um futuro comum sustentável e inclusivo para a Europa. Após seis anos de actividade, a Future Architecture pode demonstrar os resultados concretos de novas práticas culturais interinstitucionais e transnacionais e contribuir para modelos de promoção e desenvolvimento de ideias e um amplo intercâmbio europeu na arquitectura.”
No final, a plataforma já planeia novos projectos e continua a desenvolver-se num ambiente dinâmico e estimulante para quem pensm e executa arquitectura, bem como organizações nesse campo, com visões para o futuro da profissão, ideias para desafios e propostas de novas formas de comunicação arquitectónica.