MENU
PTEN
Trienal de Arquitectura de Lisboa
Data
10 NOV 2021
Horário
18:30
Local
Pequeno Auditório do CCB
Onde comprar
Bilheteira do CCB e Ticketline
Ciclo
2020-2022
Equipa
Curadoria: Diana Menino e Felipe Di Ferrari
Co-Produção
Trienal de Arquitectura de Lisboa, CCB - Garagem Sul
Informação adicional
Bilhete: 7 €

Com desconto (estudante, desempregado, amigo CCB ou amiga Trienal de Lisboa): 5 €

Adaptação de função de Edificio, Bruxelas, 51N4E

51N4E + REAL

Campo Comum

Desenhar a Encomenda

A última sessão do ano centra-se no potencial dos programas e dos projectos por iniciativa própria: a capacidade de ler os tempos e as estratégias para fazer nascer um projecto de arquitectura. Os convidados são Jack Self, fundador do REAL (Real Estate Architecture Laboratory), e um dos fundador do atelier de arquitectura 51N4E, de Bruxelas. Ambos posicionam a sua prática e apresentam os projectos em curso, partilhando singulares metodologias que gerem possibilidades concretas de reprodução espacial.


Em inglês, esta conferência inicia com uma apresentação de cada atelier seguida de uma conversa moderada pela curadoria - Diana Menino e Felipe De Ferrari. Quem assiste é convidado a participar e colocar perguntas.

Para comprar o seu bilhete, veja aqui.

Biografias


51N4E 
51N4E encontra-se na Europa, onde o conforto faz desacelerar a mudança. Em face de um défice democrático e ecológico, a transformação acontece aqui, num espaço já ocupado por realidades múltiplas e muitas vezes paralelas. Neste contexto, usamos o design para ajudar a superar a oposição e a criar valor integrado e novas experiências. É um coletivo autodirecionado que visa dar às pessoas a capacidade de autonomia e interligação. Para isso, organizamos processos de apoio necessários a uma cultura de design colaborativa. Esta plataforma de colaboração alia os estúdios internos a uma rede cada vez maior de parceiros externos, refletindo assim a complexa realidade contemporânea e produzindo um ecossistema de conhecimento.

REAL
Sediado em Londres, o REAL é um instituto cultural e estúdio de arquitectura fundado em 2016 por Jack Self, que promove a inclusão e a igualdade social no ambiente edificado. Especializa-se em modelos alternativos de co-propriedade e desenho financeiro de projectos.

O portfólio do REAL conta com exposições, edições e projectos arquitectónicos. O REAL foi responsável pela curadoria do Pavilhão Britânico, Home Economics, na Bienal de Arquitectura de Veneza de 2016, concebeu projectos para a Bienal de Chicago de 2017 e para o MAXXI em Roma, bem como sistemas de co-habitação no Reino Unido e na Nova Zelândia, produtos hipotecários para bancos nacionais e habitação privada.

Organização colaborativa com pouca burocracia e despesas gerais, o REAL centra-se na maneira como a propriedade, as formas de trabalho e a actual gestão do tempo afetam todo o nosso quotidiano. Na sua produção intelectual e criativa, dedica-se sobretudo a garantir a máxima qualidade.