O segundo evento do ciclo Campo Comum em 2020 centra-se sobre o espaço doméstico, os novos modelos de habitação colectiva e o potencial de uma arquitectura sem estatuto. Inclui apresentações de Martino Tattara - co-fundador do atelier Dogma, com sede em Bruxelas - e Roger Tudó - membro fundador do estúdio catalão Harquitectes. Ambos os convidados apresentam a forma como as suas práticas desenvolvem uma reflexão sobre os padrões culturais e materiais - oferecendo modelos alternativos e simples que podem ser apreciados por muitos - por meio de uma série de projectos recentes pertencentes a diferentes programas e com diversas complexidades e escalas: de blocos de habitação social no México à renovação de edifícios preexistentes em Barcelona.
Em inglês, esta conferência é composta por uma apresentação de cada atelier e uma conversa moderada pela curadoria - Diana Menino e Felipe De Ferrari - na qual convidamos quem assiste a participar e colocar perguntas. Dado o actual contexto pandémico, a conferência realiza-se exclusivamente online, no formato live streaming.
Dogma (Martino Tattara)
Martino Tattara co-fundou em Bruxelas, com Pier Vittorio Aureli, o atelier de arquitectura Dogma. Depois de se ter licenciado na Universidade Iuav de Veneza, realizou uma pós-graduação no Instituto Berlage de Roterdão e concluiu o doutoramento na Universidade Iuav de Veneza, com uma tese sobre o projecto de Lúcio Costa para Brasília. O seu trabalho teórico e de projecto incide na relação entre a arquitetura e o design urbano de grande escala, tendo resultado em inúmeras publicações e palestras sobre tópicos relacionados com a cidade. É professor assistente na Faculdade de Arquitectura da Universidade Católica de Leuven.
Harquitectes (Roger Tudó)
Roger Tudó é cofundador do atelier de arquitetura Harquitectes, criado em 2000 em Sabadell, Barcelona, com quatro sócios arquitectos: David Lorente Ibáñez, Josep Ricart Ulldemolins, Xavier Ros Majó e Roger Tudó Galí. Todos se licenciaram entre 1998 e 2000 na Escola Técnica Superior de Arquitectura de Vallès, onde Ulldemolins e Galí lecionam Projecto e Construção. Majó é professor de Projecto na Escola Técnica Superior de Arquitetura de Barcelona. Na última década, o atelier Harquitectes tem trabalhado na relação entre energia, sustentabilidade e construção.
Adquira o seu bilhete aqui.