MENU
PTEN
Trienal de Arquitectura de Lisboa
Data
20 ABR 2022
Horário
18:30
Local
Pequeno Auditório do CCB
Preço
5€/estudantes
Preço (2)
7€
Onde comprar
Ciclo
2020-2022
Equipa
Curadoria: Diana Menino e Felipe Di Ferrari
Co-Produção
Trienal de Arquitectura de Lisboa e CCB / Garagem Sul

Institut Municipal de l'Habitatge i Rehabilitació de Barcelona, Lacol © Alvaro Valdecantos

Lacol + Andreas Hofer

Campo Comum

Cooperativas

O segundo encontro do ano centra-se nas cooperativas de habitação como sistema bem como modelo directo para contrariar a escassez de habitação global. Nesta sessão, o foco principal serão as comunidades locais, as estratégias financeiras e os enquadramentos administrativos que são necessários para a reprodução de cooperativas criadas tanto na Catalunha como em Zurique. Os nossos convidados são Cristina Gamboa, do colectivo de Barcelona Lacol, e o arquitecto de Zurique Andreas Hofer, que farão uma introdução adequada às ferramentas que usam e às comunidades sociais e contextos onde trabalham.


Biografias

Lacol (ES) é uma cooperativa de 14 arquitectos estabelecida em 2014 em Barcelona. O seu trabalho foca-se na transformação social, usando a Arquitectura como ferramenta para intervir de maneira crítica em ambientes locais. A cooperativa baseia-se num sistema horizontal de trabalho, agindo em paralelo com a sociedade com a motivação e o desafio de alcançar uma transição para a sustentabilidade da maneira mais ampla possível: política, social, económica e ambiental. O trabalho colectivo da cooperativa tem sido reconhecido e exibido local e internacionalmente, incluindo o Prémio de Arquitectura da Cidade de Barcelona em 2018, o Prémio do Grupo Zumtobel atribuído à cooperativa La Borda em 2021, o Prémio Moira Gemmil em 2021 (prémio feminino atribuído pela The Architectural Review), estando ainda indicada para o Prémio EUMies de 2022.

Andreas Hofer (CH) estudou Arquitectura no Instituto Suíço para a Tecnologia em Zurique. Em 2018, foi eleito director da Exposição Internacional de Construção em Estugarda (IBA 27). Em Zurique, foi sócio do atelier de planeamento e arquitectura Archipel. Trabalhou principalmente como consultor e promotor de projectos de habitação cooperativos inovadores como o Kraftwerk1 e o mehr als wohnen (mais do que habitar). Andreas Hofer escreve regularmente sobre desenvolvimento urbano e problemas de habitação, é membro em júris de competições de arquitectura e lecciona em várias universidades.

Sobre Campo Comum

Esta série de conferências assume a arquitectura como uma atitude estratégica face ao espaço e aos recursos. Ao adoptar uma postura crítica e optimista, pode abordar a realidade de formas radicais, revelando contradições e potencial, e desenvolvendo projectos que viabilizem ideias emancipatórias, construindo assim um campo comum. Essa abordagem pode ser concebida como um processo cumulativo de constante apropriação, imitação, repetição, tradução e recontextualização com pensamento aberto - incluindo pragmatismo e humor - baseado na revisão cuidadosa da realidade material e das condições sociais. Explorar esses fios leva-nos a uma forma colectiva de construção. 
Curadoria: Diana Menino e Felipe De Ferrari.