Dois ateliers, duas gerações: há 10 anos atrás, o atelier ALA Architects representava a nova e promissora geração de arquitectos finlandeses, hoje o atelier AOR é quem representa as práticas emergentes.
Os ALA Architects estabeleceram-se com trabalhos importantes como o Centro de Artes Performativas Kilden, na Noruega, ou a mais recente Biblioteca Central de Helsínquia (que abrirá as portas em Dezembro de 2018 e será um dos projectos apresentados no Pavilhão Finlandês na Bienal de Veneza deste ano).
Os AOR têm uma forte componente de pesquisa sobre ambientes de aprendizagem, explorados em diversos projectos de escolas finlandesas, como por exemplo, a maior escola feita em blocos de madeira maciça, na área de Tuusula, com 11.000 m2.
Vamos conhecer as especificidades de cada prática, alguns dos desafios do quotidiano de atelier e as estratégias que têm adoptado na concepção e construção da sua obra.
Nascido em 1986, Erkko Aarti é arquitecto e membro fundador dos AOR Arquitectos sediados em Helsínquia, juntamente com Arto Ollila e Mikki Ristola. Também ensina na Universidade de Aalto.
Os AOR têm experiência no desenho de edifícios públicos complexos em contextos urbanos desafiantes, assim como, ampliações em espaços históricos delicados ou ambientes naturais.
Este atelier tem especial perícia no desenho de ambientes de educação, por exemplo para o reconhecido ministério de educação Finlandês que inclui os projectos ainda em processo de uma nova escola de 800 alunos em Helsínquia de planta aberta, e a maior escola feita em blocos de madeira maciça, na área de Tuusula, com 11.000 m2, ambas na Finlândia.
Os AOR têm ganho inúmeros prémios em concursos internacionais e na Finlândia, incluindo prémios pelo desenho do Museu de Arte de Tampere, Liceu e Centro Comunitário de Tuusula, a Escola Jtksaari em Helsínquia e o Pavilhão Viewpoint em Londres.
O design de um novo centro de informação para visitantes na Igreja Antiga de Petjvesi, Património Mundial da UNESCO ganhou o prémio Wuorio da Associação Finlandesa de Arquitectura, assim como um Louvor na categoria da Medalha de Prata nas Medalhas de Presidente de 2016 da RIBA.