MENU
PTEN
Trienal de Arquitectura de Lisboa
Data
23 JAN 2025 - 06 MAR 2025
Horário
18:30
Local
Palácio Sinel de Cordes
Preço
Gratuito

Terreiro do Paço no séc. XVII , Dirk Stoop, 1662 © Museu de Lisboa

Conversas et al. 2025

Ciclo de tertúlias

Em 2025, a Trienal inicia mais um ciclo de tertúlias em torno da arquitectura e os seus desdobramentos em que participam quatro ateliers com prática estabelecida. Estes contam com um vasto leque de obra construídas de diversas escalas, que vai desde um plano de requalificação de arquitectura paisagista a um restaurante de acção social. As figuras cúmplices que convidam cruzam-se com a disciplina para conversas informais em torno de um objecto.

23 JAN, 18:30
VASSCO + António Sampaio da Nóvoa
Chão Comum

O atelier VASSCO e António Sampaio da Nóvoa reflectem em torno de três obras que valorizam o chão, o espaço público: o edifício de Habitação em Entrecampos, o Museu do Ambiente de Gaia e a Biblioteca de Genève. Como pode a arquitectura abrir espaços de convivialidade e de encontro na cidade? Esta é uma das perguntas a que atelier lisboeta quer dar resposta.

6 FEV, 18:30
FC Arquitectura Paisagista + Tiago Monteiro Henriques
Solo Vivo

O FC Arquitectura Paisagista elege um monólito de solo da colecção do Departamento de Pedologia do Instituto Superior de Agronomia como objecto de discussão da tertúlia. Ao convidar Tiago Monteiro Henriques, investigador e consultor no projecto de Requalificação do Martim Moniz, o atelier deseja trazer para reflexão o valor inestimável do solo enquanto conceito fundador da resiliência urbana.

20 FEV, 18:30
NOARQ + Gémeo Luís
Peça de Puzzle

A conversa junta José Carlos Nunes de Oliveira, fundador do atelier NOARQ, e Gémeo Luís, ilustrador consagrado em diversos formatos nacionais e internacionais. A conversa constrói-se em torno de uma peça de puzzle, símbolo da importância da unidade para a construção do todo. O desafio deste momento aberto à participação do público é explorar as pertinências dos contributos numa equipa e como cada pessoa não só é imprescindível como se tornam antídoto para uma solidão intelectual e processual que tende a tornar-se viciada e estéril.

6 MAR, 18:30
SIA arquitectura + Fernanda Fragateiro
Protótipo em Ferro e Ráfia

O atelier SIA e a escultora Fernanda Fragateiro conversam em torno de um protótipo de ferro e ráfia. Este coincide com um projecto que o atelier e a artista estão a desenvolver: um restaurante para a Câmara Municipal da Amadora em parceria com a Associação de intervenção comunitária CRESCER.