MENU
PTEN
Trienal de Arquitectura de Lisboa
Data
08 ABR 2016 - 09 ABR 2016
Horário
16:00 - 19:00
Local
Palácio Sinel de Cordes
Preço
Gratuita
Participantes
Convidados da conversa: António Brito Guterres, Left Hand Rotation, Ogino Knauss/Lorenzo Tripodi, Stefan Apostolou-Hölscher.
Equipa
Beatriz Cantinho, Mariza Dima
Website
Co-Produção
Associação Osso 

Sessão de Trabalho, salão nobre ©Osso

Erehwon

Workshop & Conversa

Foi no Palácio que se realizou o workshop de intervenção sociopolítica no espaço público, Erehwon (8 e 9 de Abril 2016). Dois dias focados na pesquisa do design e desenvolvimento de novas ferramentas digitais open source que juntaram colectivos artísticos, activistas e indivíduos. A construção destas ferramentas online teve como objectivo a identificação de desafios e necessidades, numa construção de recursos de comunicação e colaboração complementares às suas práticas. O resultado do protótipo desenvolvido em Lisboa incorpora o Hackathon, em Londres, no final de Maio.

Esta viagem pelo Erehwon terminou com uma conversa de rádio com transmissão na stress.fm acerca de conteúdos, contextos e necessidades dos projectos de intervenção sociopolítica no espaço público desenvolvidos nos últimos anos.

Aos participantes, juntaram-se especialistas de diversos espectros sociais e políticos, entre os quais António Brito Guterres, a associação espanhola Left Hand Rotation através do projecto Museu de los Desplazados, Ogino Knauss/Lorenzo Tripodi e Stefan Apostolou-Hölscher, do Instituto de Estudos Teatrais da Universidade do Ruhr (Bochum, Alemanha).

Com candidaturas abertas até 20 de Março, esta participação foi gratuita e exigia a submissão de um texto de 500 palavras com a descrição da actividade proposta e adaptada ao tema. O projecto segue agora para Londres e divide-se em dois momentos: a 25 de Maio o grupo de trabalho aprofunda as directrizes do protótipo de actividades original de Lisboa, contribuindo para o aperfeiçoamento design do blueprint para o protótipo a ser criado no Hackathon. A criação do protótipo final acontece a 28 e 29 do mesmo mês, financiado pela Universidade de Queen Mary de Londres e pela Associação Cultural OSSO.