Rama em Flor – Festival Comunitário Feminista Queer decorre em 2018 em diversos locais, como de resto costume: Galeria Zé dos Bois, Damas, Lounge, Rua das Gaivotas 6, Museu do Aljube, e a encerrar este festival juntamo-nos nós, Trienal de Lisboa, acolhendo o concerto da banda de culto The Raincoats, no dia 30 de Junho.
O Rama em Flor assume-se como herdeiro do Ladyfest, um festival comunitário que nasceu em 2000 a partir do movimento riot grrrl e que desde então é organizado independentemente em inúmeros países, este festival “em flor” compromete-se a celebrar o feminismo e a cultura queer, através de uma programação transdisciplinar, heterogénea e inclusiva.
A Trienal tem o prazer de receber este festival e a banda punk inglesa liderada pela portuguesa Ana da Silva, The Raincoats. Com uma carreira de mais de 40 anos, as Raincoats lançaram quatro álbuns, e ao longo dos anos estabeleceram-se como banda de culto, também com a ajuda e adoração de músicos como Kathleen Hanna (Le Tigre, Bikini Kill), Kurt Cobain (Nirvana), John Lydon (Sex Pistols, PiL) e Kim Gordon (Sonic Youth).
O legado das Raincoats está bem vivo na cultura pop contemporânea, e por isso o seu regresso é aguardado com antecipação. O trio composto por Ana da Silva, Gina Birch, Anne Wood tem três datas únicas no nosso país: 29 de Junho (Gnration, Braga), a 30 de Junho (Trienal de Arquitectura de Lisboa, numa parceria Rama em Flor e ZDB) e no dia 3 de Julho (Salão Brazil, Coimbra).