O objectivo é desenvolver uma segunda fase de desenvolvimento de uma maqueta de grande escala (40m2) de uma cidade do futuro cuja construção iniciou em Eindhoven em 2012 no âmbito do think tank Under Tomorrow’s Sky realizado na MU Foundation, em parceria com a Trienal de Lisboa. Deste intensivo workshop, no qual participaram alunos de mestrado em arquitectura do Instituto Superior Técnico, resultará um dos elementos centrais da exposição central da 3ª edição da Trienal, Futuro Perfeito.
Com curadoria de Liam Young, a exposição homónima consiste numa experiência imersiva que recriou a cidade do futuro, partindo de pesquisas em curso em áreas como biociências, robótica, multimédia e design 3D. Composta por cinco áreas chamadas de distritos, a exposição oferece uma experiência sensorial intensa do habitat urbano do futuro no qual o visitante é convidado a percorrer e explorar.
Formada por edifícios extraordinariamente complexos produzidos em impressão 3D, sistemas de luz, fibras ótica e decorada com detalhadas pinturas e grafitti, esta maqueta foi realizada num ambiente de aprendizagem e cruzamentos disciplinares. que expandiu os territórios das tradicionais maquetas de arquitectura. Esta paisagem urbana hiper-real foi ancorada num mundo de ficção e cultura popular, aliando o background de Liam Young, como uma longa tradição na produção cinematográfica e ficção, numa oportunidade única para aprender técnicas inovadoras com especialistas na área e integrar a equipa criativa da Trienal. Aos participantes deste workshop foram atribuídos créditos da Ordem dos Arquitectos, valorizando assim o currículo académico.
Integrada em Close, Closer, na 3ª edição da Trienal de Arquitectura de Lisboa, esta exposição inaugura a 12 de Setembro de 2013 no Museu da Electricidade e mantém-se aberta até 15 de Dezembro. No dia 20 de Maio, pelas 12h, Liam Young que é professor Architectural Association e Princeton University, dá ainda uma conferência no Instituto Superior Técnico (Anfiteatro do Complexo interdisciplinar)
Movendo-se entre o espectro do design, ficção e futuro, Liam é fundador do laboratório de ideias Tomorrows Thoughts Today, um grupo que explora as possibilidades de urbanismos fantásticos, perversos e imaginários; e responsável pelo workshop nómada Unknown Fields Division, que parte em expedições anuais para os confins da Terra com o objectivo de investigar paisagens irreais e esquecidas, terras estranhas e ecologias industriais. Pode conhecer mais sobre o seu trabalho aqui.