Errormessage: Trienal de Arquitectura de Lisboa - Arquitecturas Film Festival
MENU
PTEN
Trienal de Arquitectura de Lisboa

Arquitecturas Film Festival


O Arquitecturas não pára. No dia 10 de Janeiro de 2018 anunciámos o Call for Entries para o 6º Arquitecturas Film Festival, com a exibição de “Aires Mateus: Matéria em Avesso”, no Cinema São Jorge, filme dedicado à obra do reconhecido atelier.

A grande novidade deste ano é o Arquitecturas, festival conhecido pela sua visão documental sobre arquitectura, abrir as portas à ficção. Os filmes seleccionados vão competir em quatro categorias distintas – Ficção, Documentário, Experimental e Novos Talentos, às quais acresce um prémio atribuído por votação directa do público. O tema do festival deste ano, que decorrerá de 6 a 10 de Junho de 2018, é “Learning from Fiction”.

Contar histórias é uma técnica cultural antiga e fundamental, e tem também uma função dentro da cidade – será que impede os humanos de ver o que tem de ser visto, ou será que traz luz à realidade? A 6ª edição do Arquitecturas irá explorar como a forma narrativa no cinema de ficção tem representado a arquitectura desde o início da história do cinema. O que aprendemos com as histórias de ficção futuristas, utópicas ou hiper realistas que têm vindo a moldar a nossa cultura visual através do cinema?

O prazo deste Call for Entries internacional é dia 10 de Março. Para inscreverem os vossos filmes basta acederem à plataforma online Film Festival Life, e seguirem as instruções e regulamento, que se encontra disponível aqui: http://www.filmfestivallife.com/Architecture-Film-Festival-Lisbon

Data limite para o envio de filmes: 10 de Março
Divulgação dos filmes seleccionados: 1 de Maio
Atribuição dos Prémios: 9 de Junho


A 6ª edição do Arquitecturas Film Festival decorrerá de 6 a 10 de Junho de 2018.

O Arquitecturas Film Festival tem direcção artística de Sofia Mourato, e apresenta filmes documentais e experimentais sobre arquitectura. Uma co-organização entre a Do You Mean Architecture e a Trienal de Lisboa, a edição de 2017 propôs uma reflexão em torno da pergunta, “O que é ser um arquitecto?”, destacando quatro grandes personalidades: Rem Koolhaas, Álvaro Siza, Jane Jacobs e Bjarke Ingels. O festival de 2017 decorreu de 11 a 15 de Outubro, e teve sessões entre o Fórum Lisboa e o Cinema City Alvalade, e apresentou 20 filmes em competição incluindo duas estreia mundiais.


Site Oficial