MENU
PTEN
Trienal de Arquitectura de Lisboa
Data
09 DEZ 2021
Horário
16:00-19:00
Local
Biblioteca Nacional
Preço
Gratuita
Participantes
Alexander Novikov, Elena Karpilova, Filipa Tomaz
Co-Produção
PNA, EGEAC, Ordem dos Arquitectos, Trienal de Arquitectura de Lisboa
Informação adicional

A Arquitectura como Recurso Educativo

Apresentação pública

O Plano Nacional das Artes (PNA), a EGEAC, a Ordem dos Arquitectos e a Trienal de Arquitectura de Lisboa são os promotores deste encontro que se realiza a 9 de Dezembro de 2021. Dirigido a toda a rede de escolas do ensino pré-escolar ao secundário em Portugal, dá a conhecer metodologias inovadoras nos processos de aprendizagem. Trazemos até à capital  uma dupla de especialistas para dar a conhecer nesta formação-conferência o conceito de «Architectural Thinking», ou a capacidade de pensar a partir da metodologia de projecto em arquitectura, que fez escola e está a obter bons resultados. 

A sessão inicia-se com a apresentação de um projecto educativo que nasceu na Bielorrússia, fundado por Alexander Novikov e Elena Karpilova, que procura dotar crianças e adolescentes de um modelo de pensamento sistémico para a aprendizagem, baseado no trabalho arquitectónico (ver em baixo). Segue-se uma apresentação do programa de actividades educativas da Trienal, implementado de forma contínua desde 2019, fazendo a ponte com a programação do Palácio Sinel de Cordes, para além das actividades concebidas para o festival cuja próxima edição é no Outono de 2022.

A Trienal de Arquitectura de Lisboa é uma organização sem fins lucrativos que existe desde 2007 com a missão de dinamizar e promover o pensamento e a prática da arquitectura. No Serviço Educativo trabalhamos a consciencialização da relevância e valor agregador da arquitectura para potenciar as nossas vivências, através de actividades de mediação e ferramentas de aprendizagem, transversalmente à programação contínua e com projectos específicos, numa lógica de oferta de aprendizagens ao longo da vida para todas as pessoas. Junto da comunidade escolar, procuramos ampliar a sensibilidade ao meio envolvente para descobrir a arquitectura nas suas múltiplas dimensões e ver o mundo através dela: no espaço onde habitamos, nos deslocamos, comemos, dormimos, aprendemos e convivemos. Através de actividades orientadas para vários graus de ensino, incentivamos uma leitura da disciplina de forma tangível com o objectivo de capacitar crianças e jovens. 

Esta apresentação, feita a dois tempos, conta ainda com o apoio para a divulgação do DESCOLA, uma iniciativa conjunta promovida pela EGEAC, que se tem dedicado ao trabalho de forma próxima e colaborativa com professores e escolas, através da oferta de formação, recursos educativos de apoio e promoção de actividades criativas em projectos de continuidade.

O evento realiza-se no formato presencial (Biblioteca Nacional) e online. Com entrada gratuita, esta formação acreditada é organizada em parceria juntando a Trienal de Lisboa, o PNA com a EGEAC e a Ordem dos Arquitectos, com o apoio do Hotel Convento do Salvador. Inscrições até 7 de Dezembro. 

Programa

Data: Quinta-feira, 9 de Dezembro de 2021
Horário: 16:00-19:00

16:00 - Abertura: Trienal/PNA 

16:30 - A Escola do Pensamento Arquitectónico para Crianças: apresentação de Alexander Novikov e Elena Karpilova

18:00 - Os projetos educativos da Trienal: como usar a arquitectura e o urbanismo de forma transdisciplinar na escola?

Sobre a Escola de Pensamento Arquitectónico para Crianças

A Escola de Pensamento Arquitectónico para Crianças foi fundada em 2016 pelo arquitecto Alexander Novikov e pela crítica de arte e designer Elena Karpilova, como instituição de ensino complementar com uma abordagem pedagógica inovadora e situa-se em Minsk, na Bielorrússia. A escola destina-se a crianças dos 5 aos 15 anos e ensina o pensamento arquitectónico como ferramenta para a compreensão do mundo global moderno. Adoptou como modelo o trabalho em arquitectura, por englobar uma vasta gama de conhecimentos e competências: investigação, utilização de conhecimentos de disciplinas totalmente diferentes, concepção de projectos e sua apresentação ao público. O pensamento sistémico de uma arquitecta ou arquitecto profissional é aquilo a que chamam pensamento arquitectónico.

A escola tem mais de 16 oficinas: arquitectura, arte contemporânea, escultura, design de produto, jornalismo, design gráfico, psicologia, biologia, sociologia, ciência política, economia, etc. As aulas de todas as oficinas decorrem num programa de estudos comum interdisciplinar e são orientadas por profissionais com especialização nas áreas relevantes.

O programa escolar é projectado para sete anos de estudo e está organizado de acordo com o princípio «um ano, um curso». Cursos escolares: «Desenvolvimento», «Pensamento sistémico», «Interdisciplinaridade-1, 2», «Investigação da cidade», «Profissões-1, 2». Cada curso está dividido em quatro trimestres. Durante cada trimestre, a criança passa por aulas em diferentes oficinas, e no fim cria um projecto final: um livro, um filme, um mapa da cidade, etc.