Paisagens Sonoras de Convivialidade: stream imersivo entre estórias
por Atelier Remoto + Jacopo Biffi (AlteSfere)
Graças ao projecto Periple Duet da Trienal de Arquitectura de Lisboa, com a RadioLINA registamos múltiplos significados e cenários para a palavra "convívio" no sul da Europa, gravando o som das paisagens e ambientes, concentrando-nos em pequenas áreas periféricas, onde esta palavra se torna uma acção e uma forma de viver em conjunto.
Passámos por comunidades, associações e indivíduos, explorando o que significa o convívio no frio do Inverno de 2025.
As narrativas são divididas numa série de cassetes, incluindo textos, entrevistas, música inédita, paisagens sonoras e muito mais, juntamente com uma zine RadioLINA - com imagens, textos, desenhos, mapas e outro tipo de material adicional, impresso e editado em colaboração com a Trienal de Lisboa.
O Atelier Remoto foi fundado em 2014 por Valentina Merz e Lara Monacelli Bani e conta colaborações com profissionais de disciplinas tão diversas como arquitectura, educação, carpintaria, dança ou música. O ensaio sonoro conta com a colaboração do designer de som, Jacopo Biffi.
Gramas de Convívio
11/02/2025 Lisboa, Graça, PT
O que é uma cidade e o que não é? Onde começa e onde acaba? Como estabelecer uma ligação com as zonas periféricas? Se as pessoas estão a abandonar a dita cidade, mas também as fronteiras estão abandonadas, para onde estão a ir? Como vamos encontrar-nos no futuro? Agradecimentos a: Miguel, Sofia, Bruno, Manuel, Beatriz, Isabel e toda a equipa da Trienal de Arquitectura de LisboaOuvir.
Esboços de Convívio
10/02/2025 Real República Palácio da Loucura, Coimbra, PT24 residências autogeridas habitadas por jovens, trabalhadores e estudantes, que defendem o direito de habitar dentro da cidade, impulsionando o poder de viver, jantar, pensar e celebrar juntos num espaço protegido. Sem fechar portas, antes oferecendo um abrigo a toda a comunidade. Agradecimentos a: Enrico, Federico, Gio, Isabella, Piedra, Junior, Florian e todos os antigos moradores e comensais do Palácio da Loucura.
Ouvir.
Canções de convívio
09/02/2025 Tola, Aliste, ES
Numa pequena sala de uma aldeia semi-abandonada, com um chouriço pendurado, aguardente forte e uma fogueira a fumegar, ouvimos tradições antigas ainda vivas, canções de pastores de fronteira, passeios, beleza e luas de primavera. Agradecimentos a: Perriles, Truli e as mulheres cantoras de Tola.
Ouvir.
Pinchos de convívio
08/02/2025 San Vitero, Aliste, ES
Aldeias fantasmas abandonadas. Terras de lobos e ovelhas. A voz de quem fica ressoa cada vez mais alto - o poder central está longe e culpa-se o Estado. Bares, chocolate quente e algumas flautas - o suficiente para ficarmos juntos. Agradecimentos a: Trinidad, Truli e a sua namorada, Perriles, Tomás e as mulheres cantoras de Tola.Ouvir.
Explosões de convívio
07/02/2025 Arguedas, Navarra, ES
Um deserto vermelho onde as montanhas terminam. A rua como centro enquanto as palavras rolam como balas. O subúrbio como uma paisagem mental imóvel e confiante. A proximidade e as relações humanas como âncora do bem-estar. Agradecimentos a: Ajar, Ivan, Ramon, Jesus.Ouvir.
Flocos de convívio
06/02/2025 Farrera, Pirenéus, ES
Vales escondidos de rocha vermelha e preta escura, campos arejados para vacas e ovelhas, recursos silvestres para bruxas e artistas, aldeias tortuosas feitas de pedra onde jovens urbanos convivem pacificamente com cidadãos locais. Agradecimentos: Ana, as duas raparigas catalãs em residência, Prof. Federica River Cerca, Rocío Calzado López.Ouvir.
Sementes de convívio
05/02/2025 Longo Maï 2, Limans, FR
Sonhos de utopia tangível, velhas quintas e novos abrigos, campos e bosques, activismo internacional diário difundido por uma estação de rádio pirata auto-construída. Agradecimentos a: Johann, Lucia, Alex, Nick, Julia, Bertrand, Valentina, Francesco, Silvia e todo o colectivo.Ouvir.
Ondas de convívio
04/02/2025 Longo Maï, Limans, FR
Sonhos de utopia tangível, velhas quintas e novos abrigos, campos e bosques, ativismo diário internacional difundido por uma estação de rádio pirata. Agradecimentos a: Radio ZinzineOuvir.
Faíscas de convívio
03/02/2025 Atelier Apricale, Imperia, IT
Para trás e para a frente, entre a terra como pão, os amigos como farinha, o tempo como um metro. Agradecimentos a: Roberta, Matteo, Arturo, Anna, Nicki e as pessoas junto à fogueira, Silvia, Iaia e Luca.Ouvir.
Ferramentas de convívio
31/01/2025 Ardesio, Bergamo, IT
Um eremita, uma aldeia, uma fogueira e centenas de sinos. Agradecimentos a: Flaminio Beretta, Luca Bergamini, Antonio, Claudio Cristini, Elisangela e a todas as pessoas que tocaram os seus sinos.Ouvir.
O Periple Duet é um programa de residências em movimento, no âmbito do programa europeu LINA, que convoca artistas emergentes a mergulhar num exercício de observação, criando um itinerário e um tema que una a cidade onde vivem a Lisboa. Nesta série de travelogues, lançada em 2023, artistas embarcam numa viagem que serve de base a uma reflexão sobre arquitectura e paisagem, abordando as noções de fronteira, fluidez, deslocação e património.