MENU
PTEN
Trienal de Arquitectura de Lisboa

A investigação da Trienal 2025 em apresentações pela Europa

Data
02 OUT 2025 - 08 DEZ 2025
Local
Vários espaços na cidade
Edição
Equipa
Equipa Curatorial: Ann-Sofi Rönnskog e John Palmesino

John Palmesino e Ann-Sofi Rönnskog, a dupla fundadora de Territorial Agency responsável pela curadoria da 7ª edição, têm acumulado convites para apresentar esta investigação em curso. 

A 13 e 14 de Setembro de 2023 participaram no EIT Culture & Creativity organizado pelo Media Solution Center (MSC-BW) em Estugarda. Neste encontro, John Palmesino integrou o painel de debate Strategic Topic Groups e desenvolveu um workshop sobre as diversas dimensões da pergunta central da Trienal 2025: quão pesada é uma cidade? 

Tirando partido do Centro de Computação de Alto Rendimento (HLRS — High-Performance Computing Centre Stuttgart) – uma ferramenta de alta tecnologia abre novos territórios de conhecimento – o workshop simulou diferentes cenários de catástrofe para avaliar os impactos a várias escalas, do edifício à cidade.

A dupla viaja de seguida até Viena para o European Culture & Creativity Days, na University of Applied Arts Vienna a 10 e 11 de Outubro de 2023, que marca a abertura do Co-location Centre, um centro de inovação para fortalecer e ligar agentes e organizações à maior rede de inovação da Europa. 

A Territorial Agency participa num debate que explora de que forma o pensamento artístico e criativo pode transformar a vida e o mundo em que habitamos, dentro do lançamento da plataforma Next Renaissance. O encontro junta mentes criativas, líderes, artistas e universidades para incentivar a incorporação da cultura e criatividade nas políticas que moldam as nossas cidades e regiões.

O alargado trabalho de pesquisa em torno de How Heavy is a City? vai continuar a percorrer diferentes cidades, catalisando a atenção para o futuro das cidades assente numa visão multidisciplinar. 

Alta dam, Noruega. Dados Lidar elaborados por Territorial Agency, 2022