Conferência LINA: Alianças para uma cidade com recursos
Realizado em Copenhaga (Dinamarca), a Capital Mundial da Arquitetura em 2023, o programa é organizado pela Academia Real Dinamarquesa sob o título "Alianças para uma cidade com recursos".
A humanidade está a ultrapassar largamente os seus limites planetários: as formas como habitamos o nosso planeta devem sofrer uma mudança imediata e radical. Nesta emergência ambiental, quem opera em arquitectura é chamado a assumir a liderança. A cidade contemporânea é o local central onde a disciplina deve abordar as questões da sustentabilidade ambiental.
Poderemos transformar a urbanidade contemporânea numa área metropolitana sustentável e pós-extractivista? Como organizar as nossas cidades em torno da mobilidade sustentável e do abastecimento alimentar eficiente? Poderemos intervir nas infra-estruturas que suportam o nosso modo de vida pautado por excessos? A comunidade LINA, que representa uma aliança de organizações de arquitectura, de profissionais e pensadores emergentes, pergunta: Como podemos criar cidades mais resilientes, centradas no decrescimento?
É a partir deste encontro que a rede de membros participa num novo ciclo de actividades ao longo do ano, incluindo residências, instalações, workshops, palestras, exposições e publicações que decorrem por toda a Europa.
A equipa da Trienal de Lisboa desloca-se à capital dinamarquesa para seleccionar quem vai embarcar num Periple Duet, em colaboração com a organização croata DAI-SAI, ou assumir a curadoria de uma exposição co-produzida com a galeria VI PER.
Organizado pela Academia Real Dinamarquesa, o primeiro dia apresenta uma selecção de propostas de profissionais emergentes em resultado da open call anual que, este ano, recebeu o número recorde de 550 candidaturas. O segundo dia arranca com uma intervenção sobre o Estado da Arquitectura pelo editor e curador Nick Axel seguido de palestras com a designer Keller Easterling, Camilla van Deurs (arquitecta da Câmara Municipal de Copenhaga) e o investigador Phil Ayres. Termina com uma mesa redonda a que se junta uma representante da Comissão Europeia, Jutta Kastner.
Com entrada gratuita, as sessões que compõem este programa são transmitidas em directo no canal YouTube LINA e no e-flux. Este evento é produzido pela plataforma LINA, em colaboração com o Festival de Arquitectura de Copenhaga e co-financiado pela UE.
Damos as boas-vindas a esta nova geração de bolseiros LINA: Rajna Avramova, E+D, ewa effiom, Alberto Roncelli, Foil&Soil Mishmash, Jade Apack, Johanna Musch, Océane Ragoucy, Rachel Rouzaud + Bernadetta Budzik, George Guledani, Baukreisel, EJ Williams, Soundcamp, atelier ACTE, Superposition, Laura Hurley, Anna Perugini, Giulio Galasso, Robida, METASITU, Dérive, DOING.pt, Spolka, Al-Wah’at, Future Foodscapes Research Unit—FFRU, Marió Molina_RDA Studio, Margarida Waco, Wit[h]nessing.