MENU
PTEN
Trienal de Arquitectura de Lisboa

Future Architecture Platform abriu novo call para 2020

A 18 de Novembro de 2019, teve início o open call da Future Architecture e estende-se até 6 de Janeiro de 2020. A plataforma europeia procura criativos emergentes multidisciplinares que trabalhem em projectos inovadores e ideias para o futuro da arquitectura. 

As candidaturas vão ser avaliadas por um júri composto por antigos alunos da Plataforma e pelo público, através de uma votação online. Com o objectivo de fortalecer o intercâmbio de experiência e fomentar o networking, os seleccionados vão participar num seminário de pitching dos membros - Matchmaking Conference - que se realiza em Liubliana(Eslovénia), a 12 e 13 de Fevereiro, que se expande com uma feira com apresentações de projectos de arquitectura, exposições e visitas guiadas ao Museu de Arquitectura de Liubliana (MAO).

Esta rede que se estabeleceu em 2015 é actualmente composta por 26 entidades de arquitectura sediadas em 22 países,. Desde então, tem somado eventos e membros, expandindo o seu impacto consubstanciados por: 210 eventos onde se reuniram 370 criativos emergentes que apresentaram 1300 ideias e projectos. Com 2200 registados, a plataforma procura para 2020 construir novos sistemas e voltar a pensar as cidades do futuro, proporcionando a todos os profissionais emergentes a oportunidade de mostrar o seu talento e estabelecer novas formas de pensar. 

Este open call é uma chamada de projectos que abordam diversas vertentes, entre as quais protótipos e sistemas sobre mudanças sistêmicas, casos específicos de locais através de projectos originais personalizados para determinados contextos e tarefas; projectos transversais e multidisciplinares que apostam em novos processos e metodologias bem como novas narrativas de autor escritas para quem explora os mundos, paisagens e realidades onde estão patentes práticas emergentes que moldam ambientes urbanos futuros. 

O call está aberto a arquitectos, arquitectos paisagistas, urbanistas, designers, engenheiros, artistas, curadores, ou mesmo pessoas envolvidas na disseminação da cultura arquitectónica ou cujo trabalho é focado no futuro da disciplina e em ambientes vivos. 

De participação gratuita, Os candidatos devem obedecer aos seguintes requisitos: 

– a proposta apresentada ter sido feita nos últimos dois anos, e após a formação académica, e ser independente

– o candidato já ter apresentado publicamente o seu trabalho

– o corpo de trabalho do candidato ainda não ter sido reconhecido por instituições ou publicado

– nunca ter participado em actividades da Future Architecture Platform

– a proposta pode ser em nome individual ou colectivo

– são permitidas várias inscrições individuais ou coletivas

– a candidatura deve ser submetida até às 16:00 de dia 6 de Janeiro de 2020

Os membros têm um conjunto diversificado de actividades - workshops, debates, conferências, ensaios críticos, simpósios, exposições, residências - para as quais irão seleccionar autores para as desenvolver. Estas actividades promovidas para 2020 vão passar por várias cidades, tais como Liubliana, Praga, Vilnius, Lisboa, Belgrado, Rijeka, Roma, Prishtina, Tirana, Oslo, Graz e Barcelona. 

Em Portugal, a Future Architecture tem como membros a Fundação Calouste Gulbenkian e a Trienal de Arquitectura de Lisboa, tendo esta última desde 2015 já acolhido três conteúdos: uma exposição intitulada Os limites da Paisagem (Trienal 2016), uma conferência de arquitectura (Distância Crítica, 2017), um conjunto de cinco actividades pedagógicas para famílias, jovens e adultos (Trienal 2019) que somam treze participantes das mais variadas nacionalidades.