MENU
PTEN
Trienal de Arquitectura de Lisboa

Summer School da UWA no Palácio Sinel de Cordes

Durante as seis semanas que decorrem entre Janeiro e 14 de Fevereiro, o Palácio Sinel de Cordes acolhe uma escola temporária: um grupo de 23 estudantes da University of Western Australia, dos 3º, 4º e 5º ano do curso de arquitectura, instala-se para trabalhar o tema Um edifício não é um acto isolado. Com direcção do atelier Aurora Arquitectos e coordenação de Kirill de Lancastre Jedenov, Sofia Couto e Sérgio Antunes, o grupo de formandos é confrontado diariamente com desafios com enfoque no contexto específico da capital portuguesa. Uma Summer School que se desenvolve através de uma imersão do pensamento e exploração de Lisboa, num contexto poliédrico e estratificado durante um programa de formação multifacetado composto de visitas de campo, conversas, confronto de ideias, sessões de trabalho e apresentações. O objectivo é explorar os meios de leitura do local e a forma como esta pode ser uma ferramenta transformadora, e não apenas uma parte do protocolo de concretização de um projecto. 

Neste mês e meio de imersão são lançados três exercícios com diferentes dinâmicas e prazos de entrega, focados em diversas metodologias como interpretar, quebrar, copiar, distorcer. Com a ajuda de visitas guiadas, pretende-se que o grupo compreenda Lisboa e se familiarize com a sua arquitectura, nas suas múltiplas dimensões escala, densidade, luz, etc para desenhar a resposta aos enunciados. Ao compreender a complexidade urbanística e arquitectónica lisboeta, os participantes desta faculdade australian desenvolvem plantas, textos, colagens e esquissos, identificam padrões representativos de Lisboa, para ajudar a uma compreensão do papel do azulejo nas fachadas e da organização da cidade. Desta imersão resulta o desenho de uma proposta que é apresentada e discutida em grupo, convidando um crítico a juntar-se ao debate final.

Esta é a terceira vez que decorre esta residência, duas lideradas pelos Aurora e a estreia com o envolvimento do atelier Embaixada, ambos a operar em Lisboa.