Studio Mumbai enche grande auditório do CCB
A 14 de Abril, e após a projecção de um vídeo sobre o singular ambiente de trabalho de Studio Mumbai, Bijoy Jain inicia a conferência com o desafio que se colocou ao regressar à Índia: "Como encontrar a sua forma de expressão num país com 1,2 mil milhões de habitantes – dos quais 500 milhões constroem as suas próprias casas?
Centrada no tema da Praxis, apresentou o conjunto de projectos em curso, explicando em detalhe as fontes de inspirações para definição do conceito bem como o processo de pesquisa e desenvolvimento. Uma das particularidades do trabalho de Jain reside na integração de técnicas artesanais e utilização de materiais locais, referindo “Não somos nostálgicos em relação à tradição, ao passado. Usamos os recursos que usamos por uma questão de economia de meios.” Um trabalho projectual associado a um profundo respeito pelo lugar em todas as suas dimensões desde a antropológica a cultural.
Bijoy Jain revelou registos fotográficos das obras em curso do dia anterior dando ainda ênfase à importância da elegância e gestualidade do próprio processo de construção. Integrada no 2º ciclo Distância Crítica, à conferência decorreu uma conversa informal com Pedro Bandeira em que o público participou. Duas horas intensas de aprendizagem e inspiração.