DG Artes apoia os próximos 4 anos de actividade da Trienal
A Trienal viu aprovada a candidatura que apresentou no passado dia 29 de Junho de 2022 ao apoio quadrienal da Direcção-Geral das Artes. Os resultados provisórios no âmbito do Programa de Apoio Sustentado na área das Artes Visuais (onde se inclui a Trienal e que integra os domínios artísticos da arquitectura, artes plásticas, design, fotografia e os novos media) foram divulgados a 4 de Novembro pela DGArtes. Ao todo, na área artística das artes visuais, são apoiadas 21 entidades, 13 na modalidade quadrienal (2023-2026) e oito na modalidade bienal (2023-2024).
Relativamente à candidatura da Trienal, a apreciação da DGArtes refere que é um «projecto muito relevante e extremamente bem fundamentado, com diversas linhas de acção e alcance amplo, na área da arquitectura. Define uma muito pertinente plataforma de reflexão e promoção da arquitectura, articulando-a de forma notável com as diversas áreas com que se relacionam. O festival, que tem lugar a cada três anos, é intercalado com um consistente conjunto de actividades, inscritas em diversos domínios. O plano de actividades é coerente, convocando, com grande mérito, excelência e pertinência (...) além de potenciar e efectivar redes e inter-relações com instituições e interlocutores internacionais estratégicos na área.»
A Trienal candidatou-se ao patamar B logo abaixo do máximo, no valor de 300 000 €/ano, com uma proposta que reforça o investimento nas actividades realizadas no Palácio Sinel de Cordes, incluindo um programa educativo em contínuo, e na vertente editorial que não se limita às publicações associadas ao seu principal festival.
De sublinhar que, em Setembro de 2022, o Ministro da Cultura anunciou que o valor deste programa aumentaria para 148 milhões de euros, o que corresponde a mais 79 milhões do que no ciclo anterior (2018-2021). Este aumento visou «dar estabilidade, previsibilidade e condições aos agentes», num contexto pós-Covid, e «pressão para a consolidação do sector no que tem a ver com práticas laborais e combate à precariedade»
Sobre o Programa DGArtes
O apoio quadrienal abrange eventos que se realizam entre 1 de Janeiro de 2023 e 31 de Dezembro de 2026, tendo por objectivo valorizar a missão das entidades com actividade continuada. Este apoio destina-se a actividades públicas que sejam desenvolvidas maioritariamente em território nacional e tem por objectivo fomentar, valorizar e promover a criação, programação, circulação nacional, internacionalização, acções estratégicas de mediação, edição, investigação e formação.
Destacam-se abaixo os principais objectivos do programa de apoio aos quais a nossa programação veio responder:
- Contribuir para a diversidade e para a qualidade da oferta artística no território nacional
- Promover a diversidade étnica e cultural, a inclusão social, a igualdade de género, a cidadania e a qualidade de vida das populações
- Fomentar a sustentabilidade ambiental e a implementação de boas práticas ecológicas nos domínios artísticos
- Promover a acessibilidade física, social e intelectual de todos os profissionais envolvidos nos projectos artísticos e dos respectivos públicos
- Promover a participação e qualificação das comunidades e dos públicos na cultura em diversos domínios da actividade artística
- Valorizar a dimensão educativa e de sensibilização para a cultura através de boas práticas de mediação de públicos
- Valorizar a pesquisa e experimentação artísticas como práticas inovadoras de desenvolvimento e de conhecimento
Imagem © FG+SG