MENU
PTEN
Trienal de Arquitectura de Lisboa

Tour de apresentações do Concurso Universidades

Co-Produção
CCB/Garagem Sul, Culturgest, Fundação Calouste Gulbenkian, Fundação EDP/MAAT, Fundação Millennium bcp / MNAC - Museu Nacional de Arte Contemporânea
Agora que está a decorrer o prazo de candidaturas do Concurso Universidades Trienal de Lisboa Millennium bcp (até 3 de Fevereiro), fomos convidados para duas sessões de apresentação com Q&A nas faculdades portuguesas. Embora o concurso seja de âmbito internacional, queremos naturalmente facilitar a representatividade das escolas portuguesas, até por servir para projectar a qualidade do ensino em território nacional.

Neste sentido, e a par da apresentação internacional em formato webinar (inserir link), começámos pela FA.ULisboa Pólo Universitário do Alto da Ajuda, a convite de Stefanos Antoniadis Professor de Projeto Integrado I no Mestrado Integrado em Arquitectura, Perfil de Especialização em Arquitectura, Urbanismo, Cidade e Território, dia 20 de Novembro, no Polo de Ajuda com a turma do 4º ano. 

A 28 de Novembro de 2024, seguimos rumo à Covilhã, a convite de Andreia Garcia, apresentámos a 7a edição do Concurso a uma turma no quadro da unidade Projecto IV do Departamento de Engenharia Civil e Arquitectura da Faculdade de Engenharia da Universidade da Beira-Interior.

Este Concurso é um convite às escolas, centros de investigação e programas pós-académicos de todo o mundo para se juntarem ao desenvolvimento dos conhecimentos necessários para moldar a cidade do século XXI. Uma selecção dos melhores projectos serão conteúdos das três exposições centrais da Trienal 2025 conjuntamente com um leque de participantes de vários campos disciplinares convidados pela curadoria dos Territorial Agency.

Quão pesada é uma cidade? pretende posicionar-se como uma plataforma de aprendizagem aberta orientada para os desafios do presente e futuro. A questão que configura a Trienal de Lisboa 2025 desafia a nossa compreensão actual dos espaços humanos: para lhe responder é necessário investigar uma nova dimensão planetária que enquadra a totalidade de artefactos tecnológicos ligados em rede, bem como dos fluxos de energia, materiais e de informação que os formam, e repensar as noções de cidadania num mundo que está profundamente transformado.

Aproveitamos para mencionar e agradecer a valiosa participação do júri desta edição:

Nick Axel – editor adjunto do e-flux Architecture e director do Departamento de Arquitectura da Gerrit Rietveld Academie, Países Baixos
Cruz Garcia – docente na Columbia GSAPP e na Universidade Estadual de Iowa, EUA
Carla Leitão – docente na Escola de Arquitectura do Instituto Politécnico Rensselaer, EUA
Dubravka Sekulić – docente na Escola de Arquitectura do Royal College of Art, Reino Unido
Territorial Agency – Curadoria da 7.ª Trienal

Saiba mais aqui.