MENU
PTEN
Trienal de Arquitectura de Lisboa

As Escolas seleccionadas para o Prémio Universidades

Data
29 SET 2022 - 05 DEZ 2022
Local
Vários espaços na cidade
Edição
Equipa
Equipa Curatorial: Cristina Veríssimo, Diogo Burnay, Anastassia Smirnova, Jose Pablo Ambrosi & Loreta Castro Reguera, Pamela Prado & Pedro Ignacio Alonso, Tau Tavengwa & Vyjayanthi Rao.
Co-Produção
CCB/Garagem Sul, Culturgest, Fundação Calouste Gulbenkian, Fundação EDP/MAAT, Fundação Millennium bcp / MNAC - Museu Nacional de Arte Contemporânea

É com enorme prazer que anunciamos a lista de finalistas à 6.ª edição Concurso Prémio Universidades Trienal de Lisboa Millennium bcp. De âmbito internacional, as propostas seleccionadas vêm enriquecer os temas abordados por Multiplicidade, Ciclos, Retroactivar e Visionárias, as quatro exposições de Terra. Sublinhamos o empenho das escolas de arquitectura e outras disciplinas adjacentes na resposta ao repto lançado pela curadoria-geral de Cristina Veríssimo e Diogo Burnay, que procuraram reforçar o protagonismo do ensino no programa central da Trienal 2022. É premente observar a excelente qualidade dos programas revelada pelas propostas candidatas. 

Ao membro do júri Ilka Ruby somou-se a equipa de curadoria de Terra, composta por Cristina Veríssimo e Diogo Burnay, Anastassia Smirnova, Jose Pablo Ambrosi e Loreta Castro Reguera, Pamela Prado e Pedro Ignacio Alonso e Tau Tavengwa e Vyjayanthi Rao, responsável por esta selecção. Nas palavras do júri, «estamos impressionados e entusiasmados com a elevada qualidade das propostas, bem como com o esforço das escolas e dos professores para promover novos modelos de ensino da arquitectura.»

O resultado final do Concurso será anunciado numa cerimónia dedicada à trilogia de Prémios Trienal de Lisboa Millennium bcp marcada para sexta-feira, 30 de Setembro, às 18h00 no encantador cenário da sala da biblioteca da Academia das Ciências de Lisboa, situada no coração da cidade. Abrindo com a conferência de Marina Tabassum, Prémio Carreira, a cerimónia aberta ao público inclui ainda as apresentações do atelier vencedor do Prémio Début e da proposta vencedora do Concurso Universidades na categoria de investigação, introduzida por Ilka Ruby, arquitecta, curadora e co-fundadora da editora Ruby Press. 

O primeiro prémio da categoria de Mestrado tem o valor de 2.000 €, ao qual se poderão somar até quatro menções honrosas com o valor de 500 €. As propostas selecionadas na primeira fase da categoria de investigação fazem também parte de uma antologia digital a lançar nos dias inaugurais da Trienal 2022.

Categoria Mestrado

Aquatic Livelihoods (EUA)
Harvard University, Graduate School of Design (GSD), Department of Landscape Architecture

Coastal Interference (Noruega)
Bergen School of Architecture (BAS)

Deep Sea Architecture (Noruega)
Bergen School of Architecture (BAS)

Reimagine Textile & Paper Industry (EUA)
University of Virginia School of Architecture

Social Infrastructure Tower (EUA)
University of Virginia School of Architecture

The (in)visible traces of the landscape (França)
Université Paris-Saclay, École nationale supérieure d'architecture de Versailles (ENSA-Versailles)

The Theater of the People (EUA)
City College of New York (CUNY), Spitzer School of Architecture

Categoria Investigação

A New Generation of Architects-Repairers (França)
Université Gustave Eiffel, École d'architecture de la ville et des territoires Paris-Est (EAVT)

Biogenic Construction (Dinamarca)
The Royal Danish Academy, Institute of Architecture and Technology, Center for Industrialised Architecture (CINARK)