MENU
PTEN
Trienal de Arquitectura de Lisboa

Viver e pensar cultura na Culturgest

23 de Novembro foi o dia escolhido para a Culturgest abrir as portas mais uma vez em 2022 a estudantes do ensino superior e profissional. O Dia Estudante é um conjunto regular de iniciativas de adesão gratuita em que docentes podem também participar como acompanhantes. Do teatro à música, exposições, debates, aulas abertas, conferências, ou visitas guiadas, a iniciativa procura que o público estudantil viva e pense cultura.

A presença de Visionárias, uma das quatro exposições centrais de Terra, foi o pretexto para uma aula aberta sobre a especificidade das exposições de arquitectura. Manuel Henriques, director executivo da Trienal, Bruno Marchand e Mário Valente, respectivamente programador e coordenador das Artes Visuais da Culturgest, abordaram modelos de cooperação, articulação de disciplinas, ou soluções para a impossibilidade de trazer o objecto para o espaço expositivo – neste caso, construções.

O Dia Estudante contou também com uma série de visitas guiadas a Visionárias conduzidas por Bruno Marques. E fora do programa oficial do evento, a dupla curatorial de Terra, Cristina Veríssimo e Diogo Burnay, orientou uma outra visita comentada, feita à medida para um grupo de estudantes da Universidade de Nantes, França.

O programa incluiu à tarde uma aula aberta sobre mediação educativa, dada por Raquel Ribeiro dos Santos e Filipa Tomaz, respectivamente coordenadoras dos serviços educativos da Culturgest e da Trienal. Ao longo do dia, falou-se ainda da produção de eventos culturais, projectos europeus, a colecção da Caixa Geral de Depósitos, organização de eventos corporativos, entre outros. Quem visitou o espaço pôde ainda disfrutar de uma feira de livros de arte. Foi um motivo de satisfação a Trienal ter sido convidada a marcar presença neste evento organizado pela Culturgest.