MENU
PTEN
Trienal de Arquitectura de Lisboa

Tournée de apresentações na recta final de Terra

No dia 18 de Novembro de 2022, a curadoria geral de Terra foi à Covilhã para uma apresentação na Universidade da Beira Interior no âmbito da terceira edição do Encontro Nacional Universidade e Cultura. O encontro decorreu nos dias 17 e 18 de Novembro e reuniu a academia com profissionais e representantes da sociedade civil nesta escola.

Este encontro foi uma iniciativa conjunta do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas e do Plano Nacional das Artes, subordinada ao tema «A Missão Cultural da Universidade: Definições, Desafios, Percursos». Propôs-se o debate dos eixos que estruturam a relação entre Universidade e Cultura, sendo a 6.ª edição da Trienal um excelente exemplo, por ser um evento de grande escala que estabelece proximidade com as faculdades de arquitectura de todo o mundo, em particular as portuguesas, por via do concurso que lhes dedica e pelas visitas guiadas que organiza.

Na terça-feira, 22 de Novembro, a convite do arquitecto João Santa-Rita a dupla curatorial apresenta a Trienal 2022 à Universidade de Évora, um centro de criação, transmissão e difusão da cultura, ciência e tecnologia que, através da articulação do estudo, docência e investigação, se integra na vida da sociedade. O mote escolhido para lançar a conversa é «Trienal: Terra, porquê?», uma questão que também orientou o primeiro dia de confronto de perspectivas das Talk, Talk, Talk.

Fomos também convidados para participar no programa Worldwide Architecture Festival, sob o tema «Juntos», que se realiza na FIL do Parque das Nações, em Lisboa, entre 30 de Novembro e 2 de Dezembro. Neste encontro global, onde as comunidades ligadas à arquitectura e ao design se juntam em pessoa, discute-se como a arquitectura pode responder ao regresso da vida colectiva pós-pandemia, à luz dos compromissos de combate às mudanças climáticas. Como operam a vida doméstica, a cultura do local de trabalho e o envolvimento social neste novo mundo? A curadoria geral é convidada para uma Talk a 1 de Dezembro, às 10h, no palco WAF para abordar a experiência do ambicioso programa da Trienal deste ano. Veja mais informações sobre o WAF aqui.

Três apresentações, três cidades - estamos a amplificar a projecção de um festival para fora de portas numa perspectiva descentralizada, revelando a sua faceta extrovertida e mais próxima de múltiplas audiências dentro e fora da disciplina.

Imagens © World Architecture Festival