MENU
PTEN
Trienal de Arquitectura de Lisboa

Do Lado do Campo continua digressão internacional

A exposição da Trienal 2019, Agricultura e Arquitectura: Do Lado do Campo, continua o seu périplo de apresentações internacionais. Depois de viajar até à EPFL (Escola Politécnica Federal de Lausanne) em Fevereiro de 2020 e ao Archipel: Centro Cultural Urbano de Lyon em Junho de 2022, chega agora a Bruxelas a convite da sua Câmara Municipal. A exposição integral está patente no espaço Halles Saint-Géry entre 12 de Setembro e 23 de Novembro de 2022.

Esta terceira iteração reúne também finalmente numa conversa o curador Sébastien Marot e Rem Koolhaas, co-fundador do Office for Metropolitan Architecture (OMA) e prémio Pritzker 2020. Este evento tem lugar no auditório Victor Bourgeois da Faculdade de Arquitectura La Cambre Horta a 22 de Novembro e está disponível online.

Esta é uma oportunidade para colocar o ambiente rural no foco do pensamento crítico actual. O mote é dado pelo confronto de duas perspectivas diferentes: a de Sébastien Marot expressa no próprio título da sua exposição e a reflexão proposta por Rem Koolhaas em Countryside: The Future, apresentada no Museu Guggenheim de Nova Iorque em 2020. Para Sébastien Marot, nenhum pensamento coerente sobre o futuro da agricultura ou da arquitectura poderá ser desenvolvido sem voltar a pensar em conjunto estas duas actividades humanas nascidas em simultâneo no período Neolítico. Por outro lado, para Rem Koolhaas o futuro está nos processos de mecanização e industrialização sem precedentes que a vida urbana contemporânea exige dos territórios rurais.

Agricultura e Arquitectura: Do Lado do Campo integrou a quinta edição da Trienal, A Poética da Razão, numa co-produção com o CCB. Entre 2020 e 2022 percorreu três territórios do centro da Europa num circuito entre Suíça, França e Bélgica, disseminando o conhecimento que resulta de vários anos de investigação e colhe os frutos de dois cursos ministrados na EPFL: Introdução à História Ambiental no terceiro ano (sintetizada numa linha temporal que faz parte da exposição) e um seminário de mestrado em Agricultura, Arquitectura e Urbanismo. Em Fevereiro de 2023 segue para Marselha, o destino seguinte de uma fértil investigação que três anos depois de inaugurar em Lisboa permanece igualmente relevante.

A apresentação desta exposição em Bruxelas foi produzida pela Urban.brussels em co-produção com Halles Saint-Géry e Archipel-maison de l'architecture Rhône-Alpes. A coordenação de projecto e o desenho expositivo estiveram a cargo de Hubert Lionnez (Karbon') + Luna Van Aubel e a identidade gráfica é da autoria de Tony Simoes Relvas.

Imagem © Joel Sternfeld, McLean, Virginia, Dezembro 1978