MENU
PTEN
Trienal de Arquitectura de Lisboa

Aprovado programa europeu de cooperação a três anos

A candidatura do projecto New Cross National Temporality aprovada pelo programa de financiamento Europa Criativa até 2025 leva-nos a iniciar uma programação conjunta com entidades culturais e instituições académicas de sete países europeus. Com o objectivo de fortalecer o sector cultural em todo o continente, esta rede documenta, investiga e promove espaços temporários comuns, incluindo micro-instituições e organizações de base. Questionando as noções de permanência e estabilidade associadas à dimensão material e espacial da arquitectura, o foco dirige-se para as temporalidades quotidianas e efémeras dos seus processos. 

New Cross National Temporality promove o acesso e interacção de novos públicos através da co-criação, mediação e disseminação da cultura arquitectónica. A acção da Trienal dedica cada um dos quatro anos a um formato diferente: debate, seminário, residência urbana e lançamento de um livro, e o primeiro evento deste calendário tem lugar dia 1 de Julho de 2022 na Floating University em Berlim. Em contagem decrescente para Terra, a próxima edição da Trienal, e para a Bienal de Arquitectura de Tbilisi sob o tema What’s Next?, os dois festivais juntam-se para uma conversa sobre as convergências das suas temáticas e pensar em conjunto o papel destes festivais no contexto europeu.

A Bienal de Arquitectura de Tbilisi é o parceiro principal responsável pela coordenação, bem como por todas as actividades culturais na Geórgia.


Parceiros: 
Trienal de Arquitectura de Lisboa (Portugal)
Bienal de Arquitectura de Tbilisi (Geórgia)
Universidade Barleti (Tirana, Albânia)
Dekabristen e.V. (Berlim, Alemanha) 
Fundació Mies van der Rohe (Barcelona, Espanha)
APSS Institute (Podgorica, Montenegro)
Pavilion Kultury (Kiev, Ucrânia)
Trans-Media-Akademie Hellerau e.V. (Dresden, Alemanha)