Tour internacional apresenta Terra em Madrid
Madrid é a primeira paragem internacional de apresentação de Terra num périplo que passa pela capital espanhola a 29 de Junho para um debate que antecipa a discussão pública acerca das temáticas desta edição. Os jardins da Fundación Giner de los Ríos, da autoria do atelier madrilenho amid.cero9, são o cenário de uma conversa descontraída entre a curadora geral Cristina Veríssimo e o arquitecto sevilhano Santiago Cirugeda, fundador do atelier Recetas Urbanas, sobre estratégias de acção ambientalmente comprometidas que respondam aos desafios sociais dos ecossistemas urbanos.
Pela proximidade cultural e geográfica, Espanha tem sido paragem obrigatória nos circuitos internacionais de apresentação de cada nova edição da Trienal. Em 2019 levámos à Fundação Mies van der Rohe em Barcelona A Poética da Razão e em 2016 fomos acolhidos pelo Colégio de Arquitectos de Madrid num debate sobre A Forma da Forma. Com o apoio da Acción Cultural Española e das Embaixadas de Portugal e do Chile em Espanha, regressamos a este país em 2022 com uma discussão pública que pretende olhar para abordagens locais envolvendo novas vozes.
Fundação Francisco Giner de los Ríos © Institución Libre de Enseñanza (ILE)
O roteiro segue no início de Julho para Berlim, pondo em diálogo as curadorias de dois festivais de arquitectura que se realizam este Outono: a Trienal de Lisboa e a Bienal de Tbilisi, indo ao encontro de profissionais, estudantes, activistas e agentes culturais na capital alemã para convidar a visitar Terra.
A 29 de Setembro celebramos a abertura de Terra com três dias intensos de entrada livre em que Lisboa se transforma num fórum internacional para descobrir o futuro da ecologia na arquitectura.