MENU
PTEN
Trienal de Arquitectura de Lisboa
Data
21 JUN 2023 - 22 JUN 2023

New European Bauhaus


A 21 e 22 de Junho de 2023 fomos a Bruxelas participar na terceira edição do encontro New European Bauhaus in Regions and Cities que reúne um ecossistema de 250 agentes envolvidos em projectos em curso da Nova Bauhaus Europeia, municípios e membros da sociedade civil. Lançado pela Presidente von der Leyen no seu discurso sobre o Estado da União em 2020, o NEB é um projecto ambiental, económico e cultural que combina design, sustentabilidade, acessibilidade, preços acessíveis e investimento, a fim de ajudar a concretizar o Pacto Ecológico Europeu (European Green Deal).

Representada pela coordenadora do serviço educativo, Filipa Tomaz, a Trienal marcou presença na exposição e nas sessões de debate e networking promovendo o livro infantil táctil, finalista dos prémios NEB. O programa de dois dias que alia exposição de finalistas, debates temáticos e sessões de networking com mais de 61 iniciativas, das quais seis portuguesas, revela a efervescência do empreendedorismo social e cultural em Portugal. 

Nesta ocasião, a comissária da Coesão e Reformas, Elisa Ferreira, afirmou que: “A execução, no terreno, de projectos inovadores que traduzam os valores da Nova Bauhaus Europeia é essencial para permitir uma transição ecológica inclusiva que garanta uma boa qualidade de vida a todos os cidadãos. Com este primeiro convite à apresentação de propostas específicas para o NEB no âmbito da política de coesão, oferecemos a capacidade técnica necessária para projectos multidisciplinares e de elevado valor, que tragam sustentabilidade, estética e inclusão às populações locais, e esperamos que inspire muitos mais projectos deste tipo no futuro."

A comissária da Inovação, Investigação, Cultura, Educação e Juventude, Mariya Gabriel, afirmou: «As cidades desempenham um papel extremamente importante no processo de transformação sustentável. Estão numa posição única não só para envolver os cidadãos, mas também para tirar partido da diversidade e do património cultural da Europa para transformar os nossos espaços de vida e as nossas mentalidades. Pretendemos, com este convite, integrar os valores da Nova Bauhaus Europeia nos próprios edifícios e a nível do funcionamento das cidades. Aguardo com expectativa a realização dos projetos e a sua replicação por toda a Europa.»

Foi gratificante atestar a forte adesão a este projecto educativo inclusivo, e esperemos que esta operação de internacionalização do livro acessível para crianças permita cativar novos apoiantes uma vez que é nosso desejo abranger outros mercados europeus com versões traduzidas, após o seu lançamento em território nacional no Outono de 2023 no Palácio Sinel de Cordes.