MENU
PTEN
Trienal de Arquitectura de Lisboa
Data
16 JAN 2022 - 28 FEV 2022
Equipa
Filipa Tomaz, Letícia Carmo, Fátima Alves, Planeta Tangerina
Co-Produção
Direção-Geral das Artes
Informação adicional
Formato A4 ao baixo para melhor leitura com as mãos. 

40 páginas, em papel encorpado de qualidade, para boa gravação do Braille e cunhagem do relevo texturizado.

Contém 18 páginas de texto e em Braille, e 21 ilustrações com cores contrastadas, para boa distinção das formas, às quais se sobrepõem as ilustrações em alto relevo.

Lombada com espiral metálica dupla para fácil manuseio.

Tiragem: 1500 exemplares.

Livro Infantil Acessível

Crowdfunding

A Trienal de Arquitectura de Lisboa é uma entidade de utilidade pública que aposta na acessibilidade da sua programação com oferta que inclui pessoas com limitações sensoriais e cognitivas, incentivando a sua participação nas actividades culturais, nomeadamente no Open House Lisboa. Tem sido um processo contínuo de aprendizagem enriquecedora que procura reduzir a desigualdade entre as pessoas.

Estes últimos dois anos temos trabalhado na criação de uma publicação infantil acessível para crianças dos 6 aos 10 anos, financiada pela Direção-Geral das Artes: um álbum ilustrado táctil, sobre a casa, com cores e alto relevo. Com letras grandes e texto em Braille pode ser lido por crianças cegas ou com baixa visão. As ilustrações são da editora Planeta Tangerina e a concepção táctil da Locus Acesso. É um livro para ver, mas também para ler e sentir de maneiras diferentes - como a arquitectura – e queremos que esteja à mão de todas elas, na escola, na biblioteca ou numa livraria.

Com a ajuda da Prateleira-de-Baixo, que promove a leitura das crianças, descobrimos álbuns divertidos que mostram a arquitectura de variadíssimas formas, mas a oferta de livros apelativos para crianças cegas ou com baixa visão é muito escassa. Um livro acessível táctil é muito dispendioso de produzir, pois para cada ilustração em relevo é feita a partir de uma matriz de custo elevado, e quanto mais pormenorizada mais caro é.

Para apoiar a sua impressão e para que o preço seja mais acessível, lançámos um convite de crowdfunding através da plataforma PPL, focada em projectos sociais, criativos e empreendedores. Pensar a ilustração visual e táctil para comunicar a arquitectura é um grande desafio e este projecto ambicioso vai trazer a Portugal o Estado da Arte da produção de livros tácteis. Apoie esta causa! 

Em breve, lançamos a campanha. Mantenha-se atento.

Sobre

O Serviço Educativo da Trienal

No enquadramento da missão da Trienal, em que promover a cultura arquitectónica é ponto assente, o Serviço Educativo trabalha sobre a consciencialização do valor da arquitectura enquanto elemento de coesão e criadora de sentimentos de pertença. A sua actuação pretende sublinhar a importância da aprendizagem, da experimentação e expressão inventiva, na sensibilização de todas as pessoas para a criação de um ambiente construído digno, sustentável e acessível. Em acções e ferramentas pedagógicas transversais ao seu plano de actividades anual, nomeadamente o Open House Lisboa, abre portas à participação da pessoa com deficiência na vida cultural da cidade criando também o cruzamento de públicos favoráveis a uma inserção social. Este trabalho é contínuo e colaborativo. 

O Planeta Tangerina

É uma editora independente portuguesa dedicada principalmente à publicação de álbuns ilustrados que desafiam as fórmulas tradicionais da literatura infantil. Ganhou o prémio de Editora Revelação nos Prémios LER/Booktailors (2009) e o Prémio BOP para Melhor Editora Infantil Europeia da Feira Internacional do Livro Infantil de Bolonha (2013). O Planeta Tangerina lançou já mais de 60 títulos, grande parte dos quais aconselhados pelo Plano Nacional de Leitura, e tem publicações traduzidas em mais de 30 países.

A Locus Acesso

É uma agência comprometida na melhoria da acessibilidade para as pessoas com deficiências físicas e cognitivas em espaços públicos e privados, com enfoque nas áreas da educação, cultura e turismo. Tem experiência de mais de 20 anos na área da acessibilidade cultural. Junto das instituições, produz diagnósticos de acessibilidade, acções de capacitação no atendimento de pessoas com deficiência, concebe actividades, exposições e materiais tácteis acessíveis.