MENU
PTEN
Trienal de Arquitectura de Lisboa

Locação de Espaços

O Palácio Sinel de Cordes, onde está sediada a Trienal de Arquitectura de Lisboa, é uma construção palaciana do século XVIII com uma localização e vista privilegiadas sobre o rio Tejo e o Panteão Nacional. É um espaço singular em Lisboa que pode acolher diferentes eventos, como conferências, lançamentos de produtos, cocktails, formações, sessões fotográficas ou filmagens. Os espaços do piso nobre e do pátio com jardim têm diferentes dimensões e características técnicas, permitindo uma escolha à medida para o efeito pretendido. Esta é uma das formas de financiamento das obras de reabilitação e conservação do palácio.

Além da listagem que aqui apresentamos, o Palácio possui outros espaços que podem servir de salas de apoio a eventos.

Para mais informações e reservas: eventos@trienaldelisboa.com +351 213 467 378

Palácio

Edificado no século XVIII para a família Sinel de Cordes, foi vendido no século XIX e foram introduzidas modificações - balaustrada, estátuas neoclássicas no topo e decoração neogótica na escadaria. Foi depois destruído por um incêndio enquanto era sede da Legação de Itália e reconstruído com alterações, para depois ser comprado pelo Estado, que instalou uma escola até 2007. Desde 2012 é Pólo Cultural e Criativo e sede da Trienal.

Pátio

Na zona norte do edificado encontramos um amplo e acolhedor espaço exterior rectangular, levemente inclinado, com calçada portuguesa branca. Pontuado por duas grandes árvores centenárias, um Lódão e uma Ficus Elastica, é um espaço resguardado onde o ruído da cidade se torna uma memória. Pode acomodar eventos de maior escala, como concertos, apresentações, projecções ao ar livre, sessões fotográficas, filmagens ou instalações.

  • Área: 1020m²
  • Lotação: Público de pé: 400 pax [com distanciamento de 2m: 125 pax]

Salão Nobre

Sala ampla com um generoso pé direito e três elegantes vãos que oferecem a vista sobre o Panteão. A luz que entra ilumina o chão de madeira e os tectos trabalhados, espelhando-se nos matizes cinza das paredes cujas camadas revelam memórias, como um palimpsesto. As luminárias suspensas integram modernidade, complementando a luz natural. Pode ser o palco de eventos privados ou públicos, como sessões fotográficas ou performances.

  • Área: 77m²
  • Lotação: 80 pax [com distanciamento de 2m: 12- 22 pax]

Salas Poente/Oeste

Salas contíguas com vista privilegiada para o Panteão. A Sala Poente, antiga sala do director da escola primária que o palácio albergou, mantém no tecto as nobres pinturas a fresco originais. Já acolheu sessões de trabalho, workshops, e funciona como ponto de partida para exposições ou recepção dos eventos que decorrem no Salão Nobre. A circulação entre salas é feita através de grandes portas que respeitam a tipologia da época.

  • Sala Poente: 38m²
  • Sala Poente: 25 pax [com distanciamento de 2m: 6-12 pax]
  • Sala Oeste: 48m²
  • Sala Oeste: 30 pax [com distanciamento de 2m: 8-16 pax]

Salas Este/Nascente

As Salas Este e Nascente também são adjacentes ao Salão Nobre. Com orientação a Sul, dispõem da mesma vista (Jardim Botto Machado e Panteão) e luminosidade natural e artificial que as restantes salas nobres. Podem servir como espaços de apoio ao Salão Nobre para eventos de maior escala, como por exemplo exposições, ou separadamente para residências artísticas, masterclasses, reuniões, think tanks, jantares e apresentações.

  • Sala Este: 38m²
  • Sala Este: 25 pax [com distanciamento de 2m: 7-13 pax]
  • Sala Nascente: 36m²
  • Sala Nascente: 24 pax [com distanciamento de 2m: 7-13 pax]

Sala Norte

A Sala Norte destaca-se pela ligação directa com o pátio pela escadaria em pedra, permitindo a articulação com o exterior. Com pavimento em madeira e duas grandes janelas com vista sobre frondosas copas de árvores, é a sala com maior tranquilidade e recato. Este espaço, que já foi uma livraria pop-up, é ideal para residências artísticas, reuniões ou conversas. Pode funcionar como extensão de exposições, por exemplo para cocktails.

  • Área: 44m²
  • Lotação: 10 pax [com distanciamento de 2m: 6 pax]

Foyer

Amplo vestíbulo de elevado pé direito com duas imponentes portas e pavimento em pedra de calçada, onde sobressai o motivo geométrico central. Em harmonia com o passado, a instalação em néon na parede integra a identidade contemporânea. A ligação à rua permite comunicação para o exterior neste espaço versátil usado para eventos, como lançamentos, concertos, conversas, instalações sonoras ou simplesmente a recepção de exposições.

  • Área: 77m²
  • Público sentado: 50 pax [com distanciamento de 2m: 10-19 pax]
  • Público de pé: 130 pax [2 pax/m²]

Cozinha

Esta cozinha mantém a sua identidade no chão de grafismo quadriculado, em pedra preta e branca, e na mesa quadrada, ao centro, com tampo em mármore. Foi laboratório de uma cafetaria pop-up em 2013, do chef Hugo Brito, que deu origem ao restaurante Boi-Cavalo. Equipada para a preparação de alimentos, pode servir para apoio a eventos, como coffee breaks, cocktails ou jantares nas salas e no exterior, pois tem ligação directa ao pátio.
 

Pisos