Conferências
Partilhar o debate de conhecimentos trazidos de outros contextos é uma forma primordial de enriquecimento do discurso arquitectónico. Os nossos ciclos de conferências criam estes momentos contínuos de proximidade e diálogo com o público.
Desde 2023, as Conversas et al. transformam o pólo cultural da Trienal em lugar de encontro para tertúlias intimistas com ateliers emergentes nacionais. Num panorama marcado por reduzidas encomendas e elevadas expectativas, fala-se com abertura e humor das conquistas e obstáculos comuns à profissão. Sem moderação, cada atelier convida uma figura cúmplice de fora da disciplina.
Campo Comum, comissariado por Diana Menino e Felipe De Ferrari, assume a condição estratégica da arquitectura enquanto imperativo de mudança. Práticas radicais e optimistas debatem como construir processos emancipatórios e pragmáticos entre comunidades, pessoas e ambiente. Como legado da co-produção com o CCB, as conferências estão disponíveis online.
Distância Crítica convoca figuras contemporâneas de referência com uma carreira singular, premiada pela crítica e pares. Para abordar formas de desenho não convencionais, a terceira ronda deste ciclo aponta novos caminhos para o habitat humano em condições extremas, abrindo espaço à ficção, cinema, escrita ou alta tecnologia.
Ao longo do tempo, este leque alargado de saberes e formas de agir vai acompanhando a transformação da disciplina. Do grande auditório a assembleias caseiras, estes são lugares onde se fala da arquitectura que se faz.