MENU
PTEN
Trienal de Arquitectura de Lisboa

Conferências

Em arquitectura, a conferência é uma das formas primordiais de partilha de conhecimento. Estes ciclos de conferências proporcionam precisamente esse espaço, estabelecendo uma grande proximidade e diálogo entre público e orador. 

Campo Comum é o novo ciclo que acontece entre 2020-22, comissariado por Diana Menino e Felipe De Ferrari. Esta nova abordagem torna a arquitectura como imperativo de mudança, na sua condição de abordagem ao mundo e apropriação da realidade. Em co-produção com o CCB, reúnem-se convidados internacionais em torno deste campo para analisar e debater a atitude estratégica da arquitectura perante os nossos dias, entre comunidades, pessoas e diferentes ambientes.

Entre 2017 e 2019, em parceria com o Centro Cultural de Belém, as conferências de Distância Crítica convocaram um espectro alargado de autorias, de emergentes aos consagrados. Abordou formas de desenho para lá de programas convencionais, abrindo espaço para a vertente “ficcional”, cinematográfica ou ensaios de alta tecnologia que trilham caminhos radicalmente novos para o habitat humano em condições extremas. 

Nos dois primeiros ciclos Distância Crítica (2011-2013 e 2014-2016), convidaram-se onze referências do pensamento e da prática em arquitectura contemporânea, com uma carreira consistente e singular, amplamente reconhecida pela crítica bem como premiada. O programa incluiu um workshop e uma publicação com o lançamento de uma Antologia Nu realizada em parceira com o Núcleo de Estudantes do Departamento de Arquitectura da Universidade de Coimbra.

Co-Produtor

Trienal de Arquitectura de LisboaCCB

Parceiros Estratégicos

CMLFundação EDP

Programa Financiado por

Republica PortuguesaDGARTES

Hotel

Logotipo Hotel Santa Clara 1728