MENU
PTEN
Trienal de Arquitectura de Lisboa

Conferências

Em arquitectura, a conferência é uma das formas primordiais de partilha de conhecimento. Estes ciclos de conferências proporcionam precisamente esse espaço, estabelecendo uma grande proximidade e diálogo entre público e orador. 

Campo Comum é o novo ciclo que acontece entre 2020-22, comissariado por Diana Menino e Felipe De Ferrari. Esta nova abordagem torna a arquitectura como imperativo de mudança, na sua condição de abordagem ao mundo e apropriação da realidade. Em co-produção com o CCB, reúnem-se convidados internacionais em torno deste campo para analisar e debater a atitude estratégica da arquitectura perante os nossos dias, entre comunidades, pessoas e diferentes ambientes.

Entre 2017 e 2019, em parceria com o Centro Cultural de Belém, as conferências de Distância Crítica chamaram ao debate um espectro alargado de convidados, como autores emergentes e formas de desenho para lá de programas convencionais, e abrindo espaço para as vertentes “ficcional”, cinematográfica ou ensaios de alta tecnologia que abrem caminhos radicalmente novos para o habitat humano em condições extremas. 

Nos dois primeiros ciclos de Distância Crítica (2011-2013 e 2014-2016), os onze convidados eram referências no pensamento e na prática em arquitectura contemporânea, com uma carreira consistente e singular, amplamente reconhecida pela crítica bem como premiada. O programa inclui ainda um workshop e uma publicação com o lançamento de uma Antologia Nu realizada em parceira com o Núcleo de Estudantes do Departamento de Arquitectura da Universidade de Coimbra.

Co-Produtor

Trienal de Arquitectura de LisboaCCB

Parceiros Estratégicos

CMLFundação EDP

Programa Financiado por

Republica PortuguesaDGARTES

Hotel

Logotipo Hotel Santa Clara 1728