MENU
PTEN
Trienal de Arquitectura de Lisboa
Data
28 OUT 2020
Horário
18:30
Local
Online
Preço
7€
Onde comprar
Bilheteira do CCB
Onde comprar (2)
Ciclo
2020-2022
Participantes
Assemble (Jane Hall) + baubüro in situ (Barbara Buser)
Co-Produção
Trienal de Arquitectura de Lisboa e CCB / Garagem Sul
Informação adicional
Desconto: 5€ (estudantes, maiores de 65 anos, Cartão CCB, Patronos Trienal de Lisboa, Desempregados)

Equipa Assemble ©Assemble

Assemble + baubüro in situ

Campo Comum

Cooperação, Reutilização e Upcycling

O primeiro evento do ciclo Campo Comum em 2020 centra-se na transformação e reutilização do edificado preexistente, como edifícios e infra-estruturas. Contamos com a presença de Jane Hall, membro fundadora do colectivo de arquitectura londrino Assemble, e da arquitecta suíça Barbara Buser, cofundadora do atelier baubüro in situ e do think tank especializado em desenvolvimento de projectos denkstatt. Ambas vão apresentar as suas abordagens estratégicas e concretas às estruturas preexistentes e examinar o papel das pessoas que operam em arquitectura enquanto mediadores no âmbito de processos complexos de transformação – incluindo a relação entre rentabilização e financiamento, planeamento e construção, comunicação e participação.

Biografias

Assemble (Jane Hall)
Jane Hall é membro fundadora do coletivo de arquitetura londrino Assemble, que ganhou o Prémio Turner em 2015. A arquiteta é membro inaugural da Bolsa do British Council Lina Bo Bardi (2013), tendo completado o doutoramento no Royal College of Art (2018), onde a sua investigação incidiu sobre o legado dos arquitetos modernistas que trabalham tanto no Brasil como no Reino Unido. O seu foco particular é a prática interdisciplinar entre artistas e arquitetos, e a emergência de métodos alternativos para o design arquitetónico. Jane é também autora do livro Breaking Ground, Architecture by Women (Phaidon, 2019). 

baüburo in situ (Barbara Buser) 
Barbara Buser é uma arquitecta suíça, mestre em Arquitectura pelo Instituto Federal Suíço de Tecnologia de Zurique e em Estudos Avançados de Engenharia Eléctrica pela Universidade de Ciências e Artes Aplicadas do Noroeste da Suíça. Em 1998, juntamente com Eric Honegger, fundou o gabinete de arquitectura baubüro mitte — hoje baüburo in situ. É também sócia-fundadora do denkstatt, um grupo de reflexão especializado no desenvolvimento de projectos em contextos urbanos e rurais, bem como da Kantensprung, empresa que transformou uma antiga fábrica de componentes mecânicos num popular centro comunitário na área de Gundeldingen, na Basileia. Desde Outubro de 2014 que tem trabalhado na transformação do Mercado de Basileia numa dinâmica plataforma alimentar.