Fórum responde ao desafio da sustentabilidade
No dia 12 de Dezembro teve lugar a 5.ª Conferência anual da política nacional de arquitectura e paisagem, um evento presencial onde participámos, também transmitido em live streaming. O tema para 2022 é «Arquitectura e paisagem na transição para a sustentabilidade - todos somos protagonistas».
A convite da DGPC, José Mateus, presidente da Trienal, participou no painel Identidade na arquitectura e na paisagem, moderado por Manuel Lacerda, com a comunicação «Terra, caminhos para a sustentabilidade ambiental, na 6.ª edição da Trienal de Arquitectura de Lisboa», que pode rever aqui.
No ano da celebração dos 50 anos da Conferência de Estocolmo e dos 35 anos do relatório das Nações Unidas «O Nosso Futuro Comum», procura-se que a palavra sustentabilidade não se torne vã, e que o conceito se traduza em acções concretas. Este foi o desafio lançado à arquitectura e à gestão da paisagem e do património, e a resposta de um leque diversificado de oradores mostrou exemplos de sucesso e debateu o que a disciplina faz para acelerar a transição para a sustentabilidade.
Este encontro foi promovido pela Direcção-Geral do Território, Direcção-Geral do Património Cultural, Ordem dos Arquitectos e Associação Portuguesa dos Arquitectos Paisagistas.
Imagem © Nelson Garrido