67 propostas para os Projectos Independentes da Trienal 2022
Apesar de a capital atrair a maior preferência de localização, o território mais alargado da Área Metropolitana de Lisboa está no mapa desta call através de projectos que encontram o seu espaço em Vila Franca de Xira, Almada, Barreiro e Palmela. Para o Palácio Sinel de Cordes foram direccionadas 50 propostas, mas muitos outros espaços de tipologia variada, maioritariamente em espaço público, foram apontados nas candidaturas. Sublinha-se ainda que 37 advêm de colectivos, 11 são individuais, 8 de ateliers e 11 de instituições ou editoras. É com agrado que registamos uma salutar paridade de género, com ligeira vantagem no feminino no número de líderes e participantes.
Espaço Falso, Projecto Associado na Trienal 2019, por HEAD – Universidade de Arte e Design de Geneva, Culturgest © Rui Cardoso
Serão seleccionadas no máximo 12 propostas por um júri constituído por Cristina Veríssimo e Diogo Burnay, (Curadoria Geral da Trienal 2022), José Mateus (Presidente da Trienal), Filipa Tomaz (Coordenadora do Serviço Educativo) e Tiago Pombal (Coordenador dos Projectos Independentes).
Os Projectos Independentes, que são auto-financiados, representam um elemento crítico da Trienal e dão corpo, desta vez, à programação central para dar protagonismo a um panorama criativo e cultural mais alargado: estimular e questionar a reflexão proposta pela 6.ª edição deste fórum internacional que se realiza entre 29 de Setembro e 5 de Dezembro de 2022.