MENU
PTEN
Trienal de Arquitectura de Lisboa

67 propostas para os Projectos Independentes da Trienal 2022

Data
29 SET 2022 - 05 DEZ 2022
Local
Vários espaços na cidade
Edição
Equipa
Equipa Curatorial: Cristina Veríssimo, Diogo Burnay, Anastassia Smirnova, Jose Pablo Ambrosi & Loreta Castro Reguera, Pamela Prado & Pedro Ignacio Alonso, Tau Tavengwa & Vyjayanthi Rao.
Co-Produção
CCB/Garagem Sul, Culturgest, Fundação Calouste Gulbenkian, Fundação EDP/MAAT, Fundação Millennium bcp/MNAC - Museu Nacional de Arte Contemporânea
Este excelente número de candidaturas chegou um pouco de todo o lado, com representação dos cinco continentes, reflectindo uma enorme diversidade geográfica, cultural e artística. Destacam-se dois países: EUA com 10 candidaturas e Portugal com 16. A variedade das propostas estende-se aos formatos dos projectos submetidos entre 8 de Junho e 1 de Novembro de 2021: se bem que a maioria consiste em instalações e exposições, também há espaço para workshops, publicações, apresentações, conferências, performances, filmes ou debates. Uma participação com posicionamentos tão plurais vai certamente enriquecer a reflexão sobre as temáticas no palco de Terra.

Apesar de a capital atrair a maior preferência de localização, o território mais alargado da Área Metropolitana de Lisboa está no mapa desta call através de projectos que encontram o seu espaço em Vila Franca de Xira, Almada, Barreiro e Palmela. Para o Palácio Sinel de Cordes foram direccionadas 50 propostas, mas muitos outros espaços de tipologia variada, maioritariamente em espaço público, foram apontados nas candidaturas. Sublinha-se ainda que 37 advêm de colectivos, 11 são individuais, 8 de ateliers e 11 de instituições ou editoras. É com agrado que registamos uma salutar paridade de género, com ligeira vantagem no feminino no número de líderes e participantes.

Instalação feita de perfis metálicos verticais coloridos no elevador da culturgest

Espaço Falso, Projecto Associado na Trienal 2019, por HEAD – Universidade de Arte e Design de Geneva, Culturgest © Rui Cardoso

Serão seleccionadas no máximo 12 propostas por um júri constituído por Cristina Veríssimo e Diogo Burnay, (Curadoria Geral da Trienal 2022), José Mateus (Presidente da Trienal), Filipa Tomaz (Coordenadora do Serviço Educativo) e Tiago Pombal (Coordenador dos Projectos Independentes).

Os Projectos Independentes, que são auto-financiados, representam um elemento crítico da Trienal e dão corpo, desta vez, à programação central para dar protagonismo a um panorama criativo e cultural mais alargado: estimular e questionar a reflexão proposta pela 6.ª edição deste fórum internacional que se realiza entre 29 de Setembro e 5 de Dezembro de 2022.