MENU
PTEN
Trienal de Arquitectura de Lisboa

Vamos marcar presença na reabertura Shortcutz Guimarães

Após a apresentação no festival Open House Worldwide em Novembro de 2020, o filme Filomena chega ao Cineclube de Guimarães a convite da organização do Shortcutz GMR, no regresso das sessões desta mostra de cinema à sede do Cineclube, quarta-feira, 28 de Abril de 2021 a partir das 21 horas. Esta sessão especial com entrada gratuita apresenta quatro curtas-metragens portuguesas na sala de eventos deste equipamento situado no centro da cidade, no emblemático Largo da Misericórdia onde se encontra a Igreja e Casa da Misericórdia como também o Tribunal de Apelações.

Um dos títulos do programa é Filomena, encomendado pela Trienal em 2018 ao realizador Pedro Cabeleira no âmbito do projecto Lisbon ActsA história desta curta decorre em seis espaços contemporâneos que pontuam a cidade de Lisboa, uma torre gigantesca, um bar num jardim sobrelevado, uma intervenção numa estação fluvial, um centro de meditação e ioga, uma capela e um apartamento privado. Filomena, interpretada por Sandra Hung, percorre estes espaços distintos que parecem colocar em perspectiva os seus dilemas interiores.

A curta-metragem de 14 minutos acompanha a empregada doméstica durante um dia que aparenta ser apenas mais uma longa jornada de trabalho. Mas depois de almoçar com uma pessoa especial e passar a tarde a limpar com Vanessa, uma jovem colega conversadora, percebemos que, por baixo da pele, Filomena esconde uma romântica que não leva o amor como certo.

Shortcutz Guimarães é uma mostra de curtas-metragens com uma secção competitiva mensal de cinema português e sessões especiais dedicadas a cinema internacional e para a infância, que integra desde 2016 a plataforma internacional Labz Network e dinamiza a actividade do Cineclube de Guimarães. Fundada em 1958, esta sala tem um percurso meritório, tendo alcançado recentemente a posição de cineclube com mais espectadores, com uma média de 6 mil por ano.