MENU
PTEN
Trienal de Arquitectura de Lisboa

On Being and Bathing, de Berlim para Lisboa

Data
12 OUT 2021 - 11 DEZ 2021
Local
Palácio Sinel de Cordes
Preço
Gratuita
Participantes
Anna Ulrikke Andersen, L'Atelier Senzu
Co-Produção
Informação adicional
Terça a Sexta: 14h00 - 19h00

Sábado: 11h00 - 19h00

On Being and Bathing (2021), filme realizado por Anna Ulrikke Andersen com Abi Palmer, foi seleccionado para o Berlin Short Film Festival 2021. No seu nono ano de vida, o Festival realiza-se online entre 5 e 15 de Julho, representando um dos principais palcos da produção cinematográfica europeia no mundo. Aberto a propostas de todos os géneros, estilos e temáticas, o programa tem curadoria de Anna Henckel-Donnersmarck, directora da Berlinale Shorts. É uma plataforma única para novos talentos e uma celebração da criatividade e inovação cinematográficas.


Esta curta-metragem (9’ 25”) é um testemunho muito pessoal de Abi Palmer, que sofre de uma doença crónica, e as suas peripécias em conseguir adaptar a sua casa em Londres para poder incluir uma banheira para a terapia diária. O momento do banho é único ao devolver ao corpo a sensação de bem-estar («the lack of gravity that my body enjoys»). O filme, que resultou da investigação da Anna Ulrikke Andersen em torno da doença crónica e do desenho de um espaço adaptado, é um dos conteúdos da exposição Condições Crónicas: Corpo e Construção, em preparação para inaugurar no Palácio Sinel de Cordes em Outubro. 

Doutorada em arquitectura, a autora norueguesa explora o cinema, a escultura e os ensaios como métodos para investigar a arquitectura vivenciada por pessoas que vivem com doenças crónicas. Uma conversa interessante onde partilha suas experiências pessoais com a condição crónica na sua abordagem a uma história da arquitectura contada por pacientes pode ser ouvida aqui

Saiba mais sobre Anna Ulrikke Andersen e a exposição que revisita as colecções de arquitectura aqui