Trienal ruma à Eslovénia para 4ª Assembleia LINA
A 4ª assembleia de entidades membros da plataforma europeia LINA acontece em Ljubljana, Eslovénia, a 20 e 21 de Junho de 2024. Representantes das 32 instituições que pertencem a esta comunidade reúnem-se na Faculdade de Arquitectura da Universidade da capital eslovena para apresentar as experiências dos projectos desenvolvidos e planear o futuro programa apoiado pela Europa Criativa.
A Trienal de Lisboa marca presença e leva consigo a segunda iteração do Periple Duet, que produziu em parceria com a organização croata DAI-SAI. A residência em movimento envolveu três emergentes: a dupla de artistas Giga Tsikarishvili e Tatuli Japoshvili do colectivo wit[h]nessing e a mediadora cultural Johanna Musch - que embarcaram em duas travessias por meio de transportes colectivos terrestre (saber mais). As diversas actividades desenvolvidas ao longo de um ano em vários espaços e eventos europeus pelas instituições membro são também uma oportunidade para divulgar e encorajar profissionais emergentes a pensar num futuro que inclui uma arquitectura mais consciente e focada nas questões ambientais. Uma aliança em crescimento, a iniciativa une entidades de diversos vértices socioculturais, numa génese de desenvolvimento colectivo com talentos emergentes que se focam na emergência climática.
A comunidade LINA - Learning, Interacting, Networking in Architecture está agora numa nova fase de selecção de propostas que responderam ao Open Call 2024, que terminou a 13 de Maio. Das 337 candidaturas elegíveis, os membros votam online (de 1 a 3 pontos) até 13 de Junho. De seguida, o Conselho de Direcção (Cesar Reyes Najera, Ana Dana Beroš, Freo Majer, Tinatin Gurgenidze, Ivan Blasi, Matevž Čelik) avalia os projectos com maior pontuação para eleger 25 finalistas convocadas para uma sessão de apresentação pública para se lançarem em diferentes eventos planeados pelas entidades membros.
No site da LINA, as cerca de mil submissões aos Open Calls de 2022, 2023 e 2024 estão disponíveis para consulta (ver aqui), comprovando o legado que tem vindo a cimentar.